Opa JJ,

> Agora, uma coisa que fiquei em curioso: Vc se refere a uma opção de Add
> no reference field ... Como assim? Isso quer dizer que o reference field
> me permitiria adicionar o tipo, caso ele não estivesse listado? Se é
> isso, que opção é essa (e, se tiver algo mais a fazer p/ isso, como é)?

é isso mesmo, basta adicionar o atributo 'addable = True' no widget
do ReferenceField.

Para ativar isso via ArchGenXML, bastaria definir um novo tagged value
no field em questão: widget:addable, com um valor verdadeiro. Mas como
eu não uso ele, não sei se o suporte está implementado... ;-)

Vale a pena dar uma sapeada nas propriedades adicionais que cada
Field e Widget disponibilizam. O melhor lugar para ver isso é no
próprio fonte:

http://trac.plone.org/archetypes/browser/Archetypes/branches/release-1_3-branch/Field.py#L1500
http://trac.plone.org/archetypes/browser/Archetypes/branches/release-1_3-branch/Widget.py#L178

HTH,