Minha contribuição a questao:

Zope como servidor de webservices é um saco. A grande confusao que o Zope faz entre XML-RPC e SOAP ao tentar ser hackeado com patches (como o que acompanha o SOAPpy) pode trazer mais efeitos colaterais do que beneficios. O cerne da questao em si é que SOAP foi planejado para ser estritamente tipado e essa não é exatamente a praia do Python. Até ja fiz isso funcionar, mas nao sei se teria cara de pau para colocar isso em producao. Minha esperanca é que um dia alguem me patrocine a colocar um servidor SOAP descente, em cima do Twisted (que ja é uma opção real para o Zope 3, por exemplo).

Agora, Zope como client de webservices é show. Para conhecimento geral, o cluster da Camara dos Deputados NAO TEM conectores de acesso relacional. Tudo que usamos é feito consumindo webservices do Oracle Application Server e do Apache AXIS (ambos baseados em Java) e do Microsoft IIS (com .Net). O que mais existe são application servers na rede da casa, e todos convivem muito bem. Até hoje, nao teve aplicação que não funcionasse integrada ao Plone usando webservices. Usamos tanto websevices que eu tenho mantido meu proprio fork do SOAPpy, com algumas firulas que cheguei a dar upstream, mas nunca deram commit no core :-)

Eu propuz uma palestra sobre isso para a proxima PyConBrasil (assim como uma palestra de otimização de clusters Plone). Quem tiver interesse, que venha a Brasilia... será um evento espetacular, como o do ano passado.... heheuheuh