[ "Diego Manenti Martins" <[EMAIL PROTECTED]> ]:

|  eh, mas nao resolveu meu problema...
|  na verdade quando estou na página de teste do script, se o character
|  set estiver em iso-8859-1 ele grava os dados corretamente. porém no
|  page template, que chama o script através de javascript e
|  prototype.js, não dei jeito. Estou vendo o que consigo fazer aqui.
|  Ainda aceito sujestões. Obrigado por enquanto.

 Diego este é um erro frequente, mas *não é* um bug do Zope, é um
 problema de uso.

 A primeira coisa a ser compreendida é que texto é um formato binário!
 A confusão vem do fato de diversos formatos possuirem um interseção
 grande na forma como codificam certos símbolos: ascii, iso-8859-1 e
 utf-8 possuem essa interseção.

 Todo caracter que não está na intersecção (tipicamente acentos) acaba
 explodindo na mão do usuário/desenvolvedor que não esteve atento para
 isso durante o processo.

 O MySql provavelmente espera um padrão de codificação, o Zope espera
 outro e o seu browser tem o seu default (mas em geral obedece ao que
 estiver codificado nos headers HTTP, e os browsers obedientes ainda
 obedecem ao que vem definido no <HEAD>).

 A primeira coisa a resolver é deixar todo mundo em um único padrão
 de codificação (digamos utf-8). A segunda é vasculhar conteúdo que
 foi cadastrado durante o processo, e garantir que ele será recadastrado
 para o padrão definido caso tivesse sido cadastrado em outro padrão.

 Um erro comum é, por exemplo:
 - vc cadastrou um texto em iso-8859-1
 - mudou o Zope para servir utf-8 (e não recadastrou ou converteu ou
   conteúdo para utf-8)
 - cadastrou novo conteúdo como utf-8
 - na hora de mostrar as páginas hora aparece certo( conteúdo cadastrado
   em utf-8) ora errado (conteúdo cadastrado em iso-8859-1 mas
   renderizado em utf-8)

 Pode ser isso que esteja acontecendo agora ;o)

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas