On 17Apr 2006, at 8:09 AM, Francisco Lopes de Faria wrote:

> Olá Pessoal?
>
> Tenho algumas dúvidas sobre o ZODB que se me ajudassem iria ser de
> grande vália! :D
>
> 1 - O ZODB é indicado para por exemplo uma aplicação que tem grande
> quantidade de processos de escrita e leitura por dia? Como por
> exemplo um portal de uma agencia de notícias como por exemplo o
> www.estadao.com.br?

Em geral ele é mais adequado para muitas leituras e poucas escritas,
pelo menos usando FileStorage (default) no backend.
Tudo depende do que significa *muito* e com que frequência em relação
a capacidade do hardware.

> 2 - Se sim! Como seria a configuração ideal do mesmo?

Bom, eu respondi que não ;o)

> 3 - Se o arquivo Data.fs por um acaso alcansar os 4G de um sistema
> de arquivos ReiserFS como faço pra resolver esse problema?

Não sei se 4 Gb é um problema. Mas em geral é importante monitorar o
crescimento
e realizar packs de tempos em tempos. Talvez a criação de múltiplos
mount
points (cada um mapeado para um arquvio diferente), seja uma forma
eficiente
de evitar este problema. É preciso editar o zope.conf e criar ZODB
Mount Points
pela ZMI.

Um exemplo de entrada no zope.conf:

<zodb_db main>
     # Main FileStorage database
     <filestorage>
       path /var/Zope-2.9/main/Data.fs
     </filestorage>
     mount-point /
</zodb_db>

<zodb_db rodsenra>
     <filestorage>
       path /var/Zope-2.9/rodsenra/Data.fs
     </filestorage>
     mount-point /rodsenra
</zodb_db>

> 4 - O que seria melhor? Usar em uma aplicação como essa citada
> acima o Archetypes + MySQL ou utilizar o ZODB mesmo?

Vou deixar para os AT gurus responderem essa.

> 5 - Quais as vantagens do ZODB sobre o Mysql nesse tipo de aplicação?

Não sei qual é o tipo de aplicação ? Mas olhe mais para os dados e
como estão
estruturados, se o modelo relacional atender MySQL é melhor, se o modelo
hierárquico atender ZODB é melhor.

> 6 - Alem de uma boa politica de backup que todos os SGDBs
> necessitam qual seria uma outra extratégia de recuperação de quedas
> que o ZODB teria?

Existe um diretório Tools cheio de ferramentas para restaurar/
examinar arquivos.
Às vezes rola, às vezes não. Um backup *sempre* rola ;o)

> 7 - estatisticamente falando onde consigo um comparativo de
> probabilidade de crachs em ZODBs e outros SGDBs?

Eu nunca vi um, se vc achar me avisa.

Abração,
Senra

Rodrigo Senra