[ Sidnei da Silva <[EMAIL PROTECTED]> ]:

|  Tem alguns sistemas em que 'threads' sao consideradas como
|  'processos'.

|  Por definicao 'threads' sao 'processos leves' ou 'LWP'. Nao me lembro
|  quais os sistemas, mas tenho certeza de que eh isso que esta
|  acontecendo para voce.

Tenho que aproveitar essas *raras* oportunidades em que eu tenho
algo acrescentar para um post do Sidnei (normalmente é o contrário).
Então, só a título de curiosidade... ;o)

No Linux não há praticamente distinção entre o escalonamento
de processo ou thread. A única diferença perceptível em uma
troca de contexto é o compartilhamento(thread) ou não(processo)
do espaço de endereçamento, o que se traduzia (pelo menos até
o Kernel 2.4) em evitar uma sobrescrita do registrador  %%cr3
evitando invalidar a tabela de páginas relativa ao userpace.

No Solaris [1], existe uma distinção entre Processo, LWP e thread.
Trocas de contexto entre threads devem ser de 50 a 70 vezes mais
rápido que trocas de contexto de processos no Solaris. Agora, se
a thread for vinculada a um LWP, então os tempos se aproximam.
Até o Solaris 9, havia um mapeamento N:M on N user-thread eram
mapeadas para M kernel-threads. Do Solaris 9 em diante, o mapeamento
virou 1:1, uma thread nativa ganha um LWP.

Na família Win9x, o escalonamento é por threads (processos são
meros atributos compartilhados entre threads), onde dois escalonadores
atuam em conjunto. O primário seleciona a próxima thread a ser
executada, o secundário atribui o time-slice e reclacula as prioridades
dinâmicas. É por isso que uma única thread configurada com
HIGH_PRIORITY ou REAL_TIME_PRIORITY pode congelar a responsividade de
uma maq. Win9x.

Na família Win3x não havia multi-tarefa preemptiva (como são os
casos supra-citados), apenas multi-tarefa cooperativa em espaços
de endereçamentos de 16bits.

[1] http://wwws.sun.com/software/whitepapers/solaris9/multithread.pdf

Abração,
Senra