[ "Carlos Augusto Pacheco" <[EMAIL PROTECTED]> ]:

|  Pessoal, gostaria de saber aonde posso encontrar alguma coisa
| referente a desenvolvimento Zope com Voz mas no protocolo SIP
| conectando em um server Asterisk,

Carlos,

O Zope é um ambiente para construção de aplicações WEB, o
SIP é um protocolo para negociação de sessões (popular
para streaming de media como VoIP e MRCP 2.0) e o Asterix
é uma implementação de PABX.

Juntando estas peças, me parece que vc quer construir um
softfone web, é isso ?

| onde ele pode falar diretamente
| pelo site e naum necessitaria de baixar um softphone??

Já ouvi falar alguma coisa a respeito, mas nunca vi nenhum
que funcionasse. Não sei também qual é a vantagem, pois
o "naum necessitaria de baixar um softphone" em Web significa
baixar **toda vez**.

Depois, um softphone precisa fazer uma série de operações de
encoding de audio para as quais o browser/_javascript_/java applet
não são as plataformas mais adequadas.

Gostaria de saber qual a vantagem de implementar um softphone
web ? Pois a questão do download é justamente um argumento *contra*
o softphone web e a favor do softphone desktop.

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas