On 5/18/06, Francisco Lopes de Faria <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Olá Ferri Muito obrigado! :)

A minha preocupação é que de acordo com um documento que estou fazendo aqui o ideal seria 5 maquinas com Zeo pra aguentar o que eles esperam de trafico no site Plone! E eles me diseram literalmente "se vire com 2 maquinas" e nessas duas máquinas vou ter que aguentar um montante de acesso inicial de mais ou menos 6 milhões de hits mensais com ZODB e MySQL rodando nessas maquinas alem de arquivos media no sistema de arquivos, apache+php qual seria a extratégia correta de abordar isso? Squid-Cache? Apache+mod_cache?

Na Camara dos Deputados, eu já processei 6 milhoes de hits em 6 horas :-)

Certamente voce precisara de uma estrategia boa de cache, mas seu volume de acesso não é tão preocupante quanto parece ser. Eu pessoalmente me preocupo mais com o PHP e o MYSQL rodando nas suas maquinas do que com o portal rodando com uma boa politica de cache. Se voce não fizer um setup legal em "todo o conjunto da obra", pode acontecer de o MySQL segurar a performance do Zope, por exemplo.

IMO, SQUID é o caminho.

CacheFu neles!

pra diminuir os processamentos do zope ao máximo mantendo o dinamismo do site que é gigantesco! sabendo que temos uma média diária de inclusão de 200 a 300 noticias diárias e 30 fotos e arquivos multimidia por dia como flash, audios, videos.

Qual seria o ideal?

Abraços!
Francisco

2006/5/17, Jean Rodrigo Ferri < [EMAIL PROTECTED]>:
Francisco Lopes de Faria wrote:

Olá Francisco,

> Ok pessoal Obrigado mesmo! já implementei utilizando mysql
>
> então é normal utilizar o plone acessando duas bases? uma ZODB e outra
> relacional?

Até mais que isso, já vi uma única aplicação acessando o ZODB, mais umas
5 bases (incluindo coisas alienígenas com nomes impronunciáveis) mais
LDAP e uma penca de WebServices.

> para tipos de conteúdo? e solução de problemas?

Conteúdos podem também ser armazenados em BDR, mas na grande maioria dos
casos é melhor deixar no ZODB. Assim você terá indexação no catálogo,
workflow, controle de segurança usando a máquina do Zope, metadados,
dinamismo do Python, etc.

Com o Archetypes você pode preservar tudo isso e armazenar em BDR, mesmo
que por teimosia, :) mas ele ainda não tem uma solução eficiente, o que
talvez possa ser resolvido no Sprint da PyConBrasil 2006[1] com uma
proposta do Rudá de melhorar o pacote de storage com SQLObject, que ele
criou[2].

[1] http://pyconbrasil.com.br/sprint
[2] https://svn.plone.org/svn/collective/SQLOSStorage/trunk

Abraço,

--
Jean Ferri

Abra sua conta no Yahoo! Mail: 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam realmente eficaz.
http://br.info.mail.yahoo.com/

Atenciosamente
Francisco Lopes de Faria