|  > Aliás, poderíamos dizer que o CMF FormController (Controller ZPT,
|  > Controller Script, etc) são primos do Structs pois o mimetismo
|  > de MVC que ele(Structs) faz mapeia estes conceitos
|  > FORM/VALIDATION/ACTION diretamente, só que ao invés
|  > da elegância e simplicidade do Zope/CMF vc se depara com aquela API
|  > medonha que é característica do Java ultimamente.

Oi Marcelo,

vc omitiu a linha que identificava o autor, mas reconheci
o texto como sendo meu ;o) e resolvi fazer alguns comentários

[ Marcelo P Tada <[EMAIL PROTECTED]> ]:
|      Amigo, primeiro o ZPT está longe de se comparar com Struts.

Se vc observar o texo eu não comparei o Struts com o ZPT *apenas*
mas com o mecanismo CMF FormController que oferece um vínculo entre
Controller ZPT <-> Controller Scripts para melhor viabilizar o
padrão MVC sobre os recursos nativos do Zope (ZPT, Python Scripts).

| ZPT talvez (eu disse talvez), poderia se comparar com uma linguagem
| de templates como Velocity.

O ZPT puro sim, mas *não* é (apenas) disso que eu estava falando.
É como seu eu pegasse um comentário seu sobre o Struts e repondesse
a vc como se vc houvesse citado apenas JSP ;o)

| Depois, o struts implementa MVC Modelo2
| onde vai bem além desse form/validation/action que citou.

Bom eu estava usando a definição [1], acho que vc concordará com
esta definição de MVC. A terminologia 'form/validation/action' é o
jargão utilizado no CMF FormController mas mapeia os mesmos
**conceitos**. Em nenhum momento disse que mapeava a *mesma
funcionalidade*. =)

"""
In the MVC/Model 2 design pattern, application flow is mediated by a
central Controller. The Controller delegates requests - in our case,
HTTP requests - to an appropriate handler. The handlers are tied to a
Model, and each handler acts as an adapter between the request and the
Model. The Model represents, or encapsulates, an application's business
logic or state. Control is usually then forwarded back through the
Controller to the appropriate View. The forwarding can be determined by
consulting a set of mappings, usually loaded from a database or
configuration file. This provides a loose coupling between the View and
Model, which can make applications significantly easier to create and
maintain.
"""
[1] http://www.coreservlets.com/Apache-Struts-Tutorial/

| Inclusive, esse comentário pode se estender p/ qualquer framework
| mvc-based como o Spring por ex que explodiu nos states há pouco.
|  Isso ta mais p/  discussão de futebol. :|

Não entendi o que vc quise dizer com isso, talvez por que eu
não entenda nada de futebol ;o)

|      Em uma coisa vc está certo Zope é completamente simples porém
| acho que se acostumou demais c/ essa simplicidade toda,

E simplicidade é ruim ?

| ai quando olha p/ API java.... enfim, é compreensível. Mas não há
| nada de errado com a api java,

Fico contente em saber. Vou confiar na sua opinião pois faz bastante
tempo que não consulto esta api.

| e já adianto que não vou entrar no mérito de
| provar p/ zopistas o pq. ;)

Nem precisa, até porque em software acho difícil provar
que não há *nada de errado*, já a recíproca é bem mais
fácil.

|      Diga-se de passagem é Struts e não Structs. rs

Obrigado pela correção.

Atenciosamente,
Senra

Rodrigo Senra