Olá

Acabei de pegar a administracão de um portal que é feito em xoops (www.xoops.org) e em apenas alguns dias usando-o percebi limitacões sérias. Não sei nem se poderia ser chamado de CMS porque pra mim ele é mais direcionado a forma (separacao por área de download, área de mensagens) do que ao conteúdo.
Estou querendo fazer uma migracao pra plone mas tem algumas áreas que estão em aberto em especial a possibilidade de usar um forum (fundamental pro portal e um dos grandes problemas do XOOPS) e um servico de troca de mensagens dentro do portal.

Não tenho experiencia com plone. Recentemente fiz uma instalacao e estou lendo o "The Definitive guide to Plone". Portanto peco que se possível expliquem termos mais técnicos do jargão plone/zope.

O forum precisa ser poderoso o suficiente para ser possível criar diversas áreas de permissões, principalmente por grupos de usuários.

Estou em dúvida sobre as seguintes possibilidades:
1) Usar tudo baseado em Plone
 - Que software seria indicado para forum? Qual é o usado no tchezope.org? Ele permite controle de permissoes?
 - O que poderia ser usado pra trocas de mensagens dentro do portal?

2) Usar o Plone + phpBB(ou algo semelhante).
 - Sei que o phpBB é bem poderoso e portanto nao teria problemas de limitacao de capacidades. Além de forum ele ofereceria o servico de troca de mensagens.

Valeu
Gustavo Rahal