Não entendi bem o teor da sua dúvida.  Você pode gerar os códigos no Plone, utilizando scripts python, por exemplo, da mesma forma como geraria utilizando outra linguagem de programação qualquer.  Esses códigos podem ser armazenados no ZODB (objetos criados via Archetypes, por exemplo) ou em um BD relacional para possibilitar a posterior validação.

Zénrique.