Fernando, verifiquei o código que vc me passou e fiz algumas
alterações e deu certo...

ficou assim:

'''COLOQUEI ESTE MÉTODO NO MEU ARCHETYPE'''
def at_post_create_script(self):

        pwf = getToolByName(self, 'portal_workflow')
        pw = pwf.doActionFor
        pw(self,'submit')

Agora, quando crio um objeto, automaticamente ele já altera o estado.
Muito obrigado.

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, "Fernando Rocha Bezerra"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu