Fernando,

Creio que você pode fazer de duas maneiras:

a) agregar os % à variável na chamada do zsql method;
b) agregar os % no zsql, utilizando expr.  Exemplo:

select * from cliente where <dtml-sqltest expr="'%'+nome+'%'"
column="nomefantasia" op="like" type="nb">

Nesse caso, o nome do parâmetro é nome e o da coluna é nomefantasia.

Zénrique.