Dois comentários sobre o assunto:

1. não utilize dtml-var em métodos zsql.  Isso possibilita o que
chamam de sql injection, que coloca em risco a segurança do BD.
Utilize sempre dtml-sqlvar ou dtml-sqltest.

2. à primeira vista a passagem de parâmetros para o zsql via request
parece prática, mas a longo prazo pode causar dores de cabeça.  Mais à
frente você modifica seu page template, agregando mais alguma variável
ao request e seu zsql deixa de funcionar conforme esperado porque você
pensava passar tais variáveis e agora passa mais ou menos variáveis.
Nesse caso, acho melhor utilizar aquela máxima do Python: Explicit is
better than implicit.

Zénrique.