Fala Luis Paulo!

seguinte, um bom comeco eh:

http://www.fabiorizzo.com/cursos-online/criando_um_produto_para_plone_usando_archetypes/view

isso pq eh portugues e com um nivel bacana de detalhamento, os parabens ao Ale, amigo da lista q eh o autor!

maaaaaaaaaaaaas ... eu recomendo mesmo vc ler mto o plone.org q tem tutoriais excelentes e a documentacao tbm!

depois que entender mais a arquitetura do desenvolvimento de produtos vc pode usar uma RAD, o nosso amigo AGX (ArchGenXML) ... mas nao recomendo vc usar ele logo de cara, pq senao vc nao vai entender 'de onde veio e pra onde vai' ok?

[]'s!