Opa Zé.

No zope.conf do zope2.8 tenho apenas essas linhas que se referem a
encoding.

 rest-input-encoding utf-8
 rest-output-encoding utf-8

Estas linhas estão comentadas #, ja removi os comentarios e não tive
resultados.

Estou tentando alterar o CPY assim

variavel = request.get('variavel')
result = context.zsql(variavel=variavel.unicode('utf-8'))

Seria isso ? Não estou tendo resultados.

[]'s
Fernando Paiva

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, "José Henrique" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Fernando,
>
> Você consegue gravar no BD, por meio da ZMI, porque provavelmente seu
> Zope, está configurado para ISO8859-1.  Para ver se é isso, verifique
> seu arquivo zope.conf.
>
> Se for isso, e você não puder alterar a configuração do seu BD, então
> uma possível solução seria codificar suas strings para ISO8859-1 antes
> de gravar e decodificá-las para utf8, depois da leitura, usando um
> script python.
>
> Zénrique.

diretamente pela

ZSql grava