Fala Bruno!

essa expressao nao vai funcionar pq vc nunca vai executar o portlet_navigation no contexto dele mesmo, e sim no contexto de um objeto acessando o main_template, portanto o id nunca vai ser portlet_navigation.

Pensando melhor, acho que a condicional nesse caso pode nao ser a melhor solucao, tinha me atentado pro fato de necessariamente existir uma nova folha de estilos, porem uma outra maneira de implementar isso seria colocando seu estilo dentro do ploneCustom.css dentro de portal_skins :)

[]'s!