Bom dia amigos, bom sou um participante "não ativo" do grupo, não respondo dúvidas pois não tenho conhecimento suficiente para ajudar, mas estou sempre lendo as dúvidas do pessoal.
Bom tivemos recentemente em Criciuma-SC um Congresso onde tivemos uma palestra e um minicurso muito show de bola, que foram:

Palestra sobre Zope/Plone ministrada pelo Weimar
Minicurso Python ministrado pelo Rodrigo Senra

A palestra e o minicurso foram de EXCELENTE QUALIDADE não tive a oportunidade de conversar muito com o Weimar mas o Senra é uma pessoa show de bola.

Bom voltando ao foco do thread, tenho uma experiência com PHP/MySQL e me surgiu a oportunidade de desenvolver um sistema "estilo um helpdesk" e me veio uma brilhante ideia de: "Por que, não usar Zope/Plone para esse sistema? É claro seria muito legal até pra mim, experiência conhecer a ferramenta. Boa, vamos nessa."

Baixei e instalei o brinquedo no meu computador. Excelente brinquei com as ferramentas básicas dele. (Logar como administrador, colocar alguns tópicos, permitir comentário, não permitir, enfim)

Até um certo ponto o sistema me atende, mas o sistema que eu quero deve ter um certo tipo de restrição como por exemplo:

* Um usuário limitado tem permissão somente para criar novas perguntas.
* Um super-usuario tem permissão de editar, salvar, exlcuir, responder as perguntas.

Acho que um sistema de helpdesk funciona basicamente a partir desse ponto.
Um outro problema é o visual do "Plone Portal" que vou precisar alterar.

Bom visitei o Tche-Zope, ZopeBrasil encontrei bastante material que baixei para estudo, mas queria ver com o pessoal que tem experiência no assunto que me pudesse ensinar o caminho das pedras, me repasse mais sites com conteudo, mais apostilas ou até mesmo me dar umas dicas para que eu possa concluir esse trabalho em Zope/Plone.

Um forte abraço a todos.

Lucas Alves
msn: [EMAIL PROTECTED]
icq: 20728955 __._,_.___