Concordo, Wilton. Eu encaro o ZODB como uma base de dados exclusivamente para conteudo que necessitem orientacao a objetos e indexacao dos mesmos.

Talvez, por ser old school em PZP, quando vejo qualquer mencao a centenas de arquivos no ZODB me arrepio por achar desnecessario. Sejam imagens, pdfs, exes, posts de foruns, etc... para mim, a melhor saida eh o file system.

Afim de evitar o inchaco desnecessario do ZODB voce pode usar o Apache para servir tais arquivos mais um produto como o Local FS para o Zope. Assim voce deixa o ZODB esperto para o que ele realmente foi feito para fazer e deixar coisas mais "burras" como servir bits & bytes para o apache, que o faz com maestria.

Espero ter ajudado,

Abs,

JOC