Ola,

Parece que você fez tudo certo, visto que o código funciona quando invocado
de um script python (no filesystem, acredito). Você, no entanto, não
conseguirá usar o retorno desse script direto dentro de um ZPT pois os itens
retornados pelo scripts são classes que o Zope não conhece e nas quais a
maquinaria de seguranca do Zope não confia (logo, tens o problema que
relatas).

A solução é simples: escreve um external method que roda o script que voce
já estava rodando e faca com que aconteca uma conversao de estrutura de
dados. O seu external method deveria retornar uma lista de dicionarios (por
exemplo) que sao tipos de dados primitivos do python ao invez de uma lista
(um iterator) de objetos (objetos dos quais o Zope não conhece).

Espero que você tenha entendido...

Não é dificil, mas não é tão trivial quanto possa parecer a primeira vista.

Um abraço

Xiru