Ah sim!

Referer spam, comment spam e trackback spam são uma praga!

Eu uso o b2evolution (um sistema de blog em PHP) e por muito tempo ele ficou
desatualizado. Além disso, por uma série de razões, eu nçao tinha acesso ao
meu próprio site para administrá-lo. Resultado: a festa dos spams :)

O que o pessoal tem usado muito são captchas (essas imagens randômicas), mas
não sei o quanto elas pesam na questão da acessibilidade. O pessoal do
wordpress criou um plugin e serviço chamados akismet, onde o conteúdo do
comentário é avaliado por uma central. Outros softwares estão usando esse
serviço, e existe inclusive um módulo akismet para python. Outra opção é a
moderação de comentários.

Dê uma olhada no akismet por aí. Uma procura básica me informa que foi
considerado como possibilidade para o plone (
http://www.theploneblog.org/blog/archive/2006/07/03/blogging-comments-trackbacks-spam-and-akismet
)

[]'s
- Walter