[ Daniel Magalhães Bicalho ]:

|Sou novo no uso do Zope/Plone.

Bem vindo a lista Daniel.

|Instalei no FreeBSD 6.2, consegui rodar na porta 8080 e na porta 80
|paralelamente.

Rodar o quê ? Duas instâncias Zope ? Outros servidores (Apache) ?
Não que seja muito relevante, mas está faltando informação na frase
acima.

| Eu adiciono o portal Plone

Com isso vc quer dizer criar uma instância de Plone através da interface
de gerência do Zope (a ZMI, acessível através do /manage)?
Ou quer dizer que vc rodou um Plone "empacotado" do tipo que já vem
pré-configurado e esconde o Zope que está *sempre* por baixo ?

| e não consigo fazer com que o Plone rode na porta 80,

Bom, o plone rodará na porta 80 desde que o Zope subjacente esteja
rodando nesta porta. Para isso é necessário editar /etc/zope.conf,
mudar a porta default HTTP e effective-user e depois disparar como
root.

| sendo que a página do Quick Start do Zope inicia nas duas portas.

Eu não entendi. Para estar rodando nas duas portas vc deve estar com
duas instâncias de Zope (é isso) ? Tem certeza de que vc adicionou o
Plone na instância que está rodando na porta 80 ?

| Alguém sabe como posso fazer o Zope rodar na
|porta 8080 e o Plone na porta 80?

Essa pergunta não faz muito sentido, uma vez que o Plone *sempre* roda
sobre o Zope. O que vc pode fazer é restringir o acesso a ZMI (só via
porta 8080 por exemplo) e deixar seu portal acessível pela porta 80.
Uma forma de obter esse resultado é colocando um Apache (na porta 80)
na frente do Zope e usando mod_rewrite para bloquear URL com /manage no
final.

Acho que seria importante vc explicar em mais alto nível qual o seu
objetivo, e talvez possamos dar uma orientação.

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas