[ Rafael Oliveira ]:

  |Olá Rodrigo,
|
|obrigado pela dica, ela me levou a outras questões:
|
|1. Continuo achando estranho o método index_object() ser chamado várias
|vezes. Acabei de fazer um teste onde ele é chamado 20 vezes durante a
|criação de um objeto.

Eu já vi isso acontecer. Simplesmente acho que "por segurança/simplicidade"
este método é chamado *muito* mais vezes (não sei o quanto do número 20
é influência do seu código ou das entranhas do CMF/Plone) do que seria
necessário. Consertar isso já é outra história, espero que em um
refactor do CMF/Plone isso seja melhorado (não está no meu TODO ;o).

|2. A funcionalidade que eu procurava era de ter um gatilho ativado a
|cada vez que um campo de um objeto fosse alterado, mesmo que isso não
|acontecesse através da interface web. Por exemplo, se em algum lugar
|eu executasse " obj.setMeuField('meuvalor')" eu queria que um método
|fosse chamado. Pelo o que eu verifiquei nem o index_object do meu
|índice nem o at_post_edit_script são chamados nessa situação.
|
|Alguma idéia ?

Acho que vc pode criar um mutator para o campo.
O  AT cria setters default para cada campo, mas estes
podem ser sobrescritos por rotinas suas (bem como getters).

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas