[ alex_cardoso2006 ]:

|Amigos eu estou enrrolado pois não tenho muita eperiencia com zope-
|plone pois minha area e mais suporte um portal de controle de
|herbario do inpa roda com zope-plone e a +/- 15 dis esta fora do ar,
|apos uma queda de energia estou reistalando do zero mais no final le
|dar esse erro

Alex,

 vc re-instalou exatamente a mesma versão de Plone que rodava antes
 ou aproveitou para fazer  um "upgrade" ? ;o)

 Se vc fez um upgrade, tipo do Plone 2.0.5 para o 2.5 ou coisa parecida
 então é mais fácil.

 Duas opções:

 1) Instale exatamente a mesma versão de python, zope e plone que
    rodava antes ;o)
    Se vc não souber, só faça um downgrade na versão de Plone.

 2) Mantenha as versões que vc está usando, e verifique em
    portal_skins/customize se tem um monte de scripts e page
    templates lá. Provavelmente, se tiver, um deles está usando
    definições que não estão presentes na nova versão.
    O que eu faço nestes casos é, exportar os page_templates,
    re-customizar os templates e fazer as correções (das diferenças
    na mão).
    if passo2 == "grego":
        goto passo1 # ;o)

Se vc manteve as versões exatas que já funcionavam antes então
algo bixou feio, mas eu duvido e aposto no upgrade ;o)

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas