Wilton Alencar escreveu:
> Luciano,

Oi TOM,

> também tinha essa percepção há um tempo atrás.
> Mas a alfabetização de deficientes auditivos é diferente.
> Na UNIP (brasília) tive 3 alunos no curso de análise de sistemas que
> necessitavam de intérprete, pois apesar da leitura labial e de alguma
> capacidade de leitura e escrita eles tinham dificuldades com algumas
> palavras e compreensão.

A explicação que o pessoal do Rybená dá quando você faz esta pergunta
capciosa é justamente "veja bem, na verdade esta é uma ferramenta para
melhorar a compreensão dos textos"...

Ainda assim é um recurso que será aproveitado por um percentual muito
pequeno de visitantes. E a ferramenta é muito cara e não é software
livre. Tenho dúvidas quando colocamos na balança o custo X benefício
desta ferramenta especificamente. Certamente há muito mais benefícios se
tornarmos o site acessível para DOSVOX.

Sem falar que é mal feito, não tem um bom suporte a utf-8 (encrenca para
portais Plone), principalmente se usado no Linux. A applet é executada
diretamente do site da empresa que o mantém, os caras exigem que seja
chamado um arquivo JavaScript diretamente de seu servidor, o que
caracteriza um problema de segurança.

Eu acho que deveríamos ter uma opção em software livre já, mesmo porque
hoje só existe um fornecedor, o que não é saudável para a liberdade, e
estão se aproveitando de diretrizes de acessibilidade do governo para
implantação em vários portais governamentais.

Para quem se importa com software livre e o bom uso dos recursos
públicos, é frustrante ver gastos para instalar um aplicativo
proprietário e tosco em um site construído com software livre...

Esse é o ponto... ;-)

Abraço,

--
Jean Ferri