Adenilton,

O script que "funcionou" também apresenta erro em tempo de execução:

Traceback (innermost last):

    * Module ZPublisher.Publish, line 119, in publish
    * Module ZPublisher.mapply, line 88, in mapply
    * Module ZPublisher.Publish, line 42, in call_object
    * Module Shared.DC.Scripts.Bindings, line 313, in __call__
    * Module Shared.DC.Scripts.Bindings, line 350, in _bindAndExec
    * Module Products.PythonScripts.PythonScript, line 327, in _exec
    * Module None, line 1, in a
      <PythonScript at /Plone/a>
      Line 1

TypeError: unsupported operand type(s) for /: 'str' and 'str'

(A divisão não pode ser realizada sobre duas strings)

Esse erro ocorre porque os parâmetros do script python são tratados
como string. Exatamente por conta disso é que faço a conversão
explícita. E o Luciano tem razão: eu tb gosto de escrever código
separando bem passo-a-passo cada operação. É bem mais legível. Recomendo.

Sempre escuto dizer que o python tenta inferir o tipo de variável para
cada operação e faz o typecast automático qdo possível. Alguém
confirma essa informação?

PS: Pode parecer sadismo, mas é melhor vc pegar um código do livro com
um pequeno erro e descobrir qual é do que pegar um código redondinho e
ficar só fazendo trabalho de papagaio. Vc aprende muito correndo atrás
de erro...rs

Abraço,
Barbosa

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, "adeniltonandrade"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> fala galera!
>
> Luciano,Marcelo, bem que eu estranhei a falta da declaração dessas
> variáves,  estudo programação em c/c++ na federal de Alagoas, mas aida
> assim o código que fiz---v

> i = interest_rate / periods
> n = periods * years
> r = 1 + i                <---não gerou lixo* e retornou um valor

Responder a