Olá Lourenço,

2008/1/16 internautaperdido <[EMAIL PROTECTED]>:

> [...]
>
>  Tenho comigo um site em Zope/Plone que tem a funcionalidade de gerar
>  PDFs a partir dos textos salvos pelo usuário (em um tipo de conteúdo
>  similar ao ATDocument). Os produtos usados são o CMFReportTool e o
>  ReportLab.
>
>  Entretanto, o usuário do site edita textos no MS-Word e salva-os no
>  editor do site (no caso, o FCKEditor), o que gera um texto com várias
>  tags não reconhecíveis pelos produtos citados.
>
>  O site consegue renderizar bem estas páginas no navegador, mas ao
>  tentar gerar o PDF, em alguns textos, dá erro e aparece mensagens como

OK :-)

>  Fiz uma busca no histórico de mensagens, mas não encontrei registro de
>  caso parecido.
>
>  Posto isto, pergunto:
>
>  1.Alguém tem conhecimento sobre estes produtos, CMFReportTool e
>  ReportLab, ou sobre casos semelhantes ao descrito, que possa indicar
>  alguma solução?

Sim. O reportlab não renderiza PDF a partir de qualquer HTML. Você
terá que aplicar transformações no seu HTML para que algumas tags
sejam substituidas por outras (como é o caso da tag "a" que é
substituida por "link") e remover alguns atributos do html (como é o
caso do atributo target dos links, que não pode existir).

Para fazer isso, escreva um parser SGML, semelhante ao stripogram, mas
que faça apenas as transformações que você precisa.

>  2.Ou conhece algum produto que pudesse tratar estes textos, eliminando
>  as tags indesejáveis, antes da geração do PDF?

Para esse tipo de coisa eu costumo usar a SGMLlib do Python

http://docs.python.org/lib/module-sgmllib.html
http://docs.python.org/lib/htmlparser-example.html

>  3.Ou conhece algum outro produto que, substituíndo os atuais, gerasse
>  os PDFs corretamente, dada essa característica de edição via MS-Word?

Não conheço, mas como você viu é apenas uma questão de transformação
de conteúdo.

--
Fabiano Weimar dos Santos (xiru)
Weimar Consultoria