Gente, este é um assunto completamente off-topic, mas eu tenho
visto o comportamento de alguns programadores/desenvolvedores pzp e
isso está me dando bastante nojo. Gostaria de usar este espaço para
falar sobre isso e talvez até conscientizar alguns de vocês que se
comportam assim.
    Esse comportamente, obviamente, não é de todos, mas de alguns que
não me parecem ser tão poucos. Existe uma certa falta de humildade e
até de profissionalimso. Na verdade, esse é o pior tipo de
profissional possível.

    Sem citar nomes, eu percebo que alguns querem a glória só para sí.
Se acham os melhores do mundo por desenvolverem nessa plataforma, que
eu também desenvolvo, apesar de meus conhecimentos limitados, já que
minha especialidade é outra. De fato, é uma plataforma legal, tem suas
vantagens e desvantagens, mas uma das características mais marcantes
nela até então, era a possibilidade de alguém de fora da área, com
pouco conhecimento técnico, conseguir fazer muita coisa.
    Com os templates, ZPT e ZMI, pessoas com pouco conhecimento de
programação já conseguem fazer muita coisa. Os produtos ajudam muito
também. E parece que isso feriu o orgulho de muito programadorzinho
por ai. Gente que se acha brilhante e não adimte que pessoas de outras
profissões façam este trabalho. Eu vejo o Plone 3, em parte, como uma
tentativa de retirar essas pessoas. Eu sei que não é só isso, sei que
existem outras coisas envolvidas, mas isso também é um fator. Existe
gente na informática, em outras linguagens que quer até regulamentar a
profissão. Sinceramente? Os maiores programadores da informática, os
que mais conseguiram fama, dinheiro, ótimos programas e jogos, nem
eram formados na área. Estavam estudando ainda. Por sorte, infelizes
como essas pessoas das quais falo, não puderam fazer nada para impedir.
    Eu fico cheio de raiva e com vontade de enxer de pancada um cara
desses. Imaginem um profissional que instala produtos com defeito no
servidor e em cima da hora(próximo do fim do prazo), tira o servidor
do ar, mente, faz o produto funcionar na maquina dele,(um mac) e sabe
que o produto não vai funcionar numa maquina com windows
instalado(maquina dos outros). Pior, não ajuda a configurar. Ele
espera que alguém formado em outra área tenha os mesmos conhecimentos
que ele. Sinceramente, um cara desses, para mim, é um completo bosta.
Um frouxo que não consegue se afirmar na comunidade ou programadores e
precisa atacar pessoas de outras áreas. É como um médico esperar que
um programador faça uma cirurgia. Só o fato de uma pessoa de outra
área conseguir entender lógica de programação, conseguir fazer
condicionais, implementar layout, usar ZPT e mexer com python, já é
muita coisa. Como pode? Se eu quiser me afirmar como ótimo
programador, eu o farei contra alguém de informática. Não vou virar
faixa preta de Kung Fu e bater em um cara que está aprendendo agora.
Para mostra que eu sou bom, preciso enfrentar outro faixa preta.
    Se você é um desses, sinto muito, mas se você fosse bom, não
estaria ganhando 4 ou 5 mil por aqui. Estaria no mínimo, no google, na
sun, na elfold systens, isso, se já não estivesse rico com seus ótimos
programas em sua empresa fantástica.
    Além de tudo, o cara é burro, porque prejudica a própria equipe,
da mais trabalho para ele mesmo. Eu que trabalho com outra equipe, em
outro projeto. Quando nosso sistema vai bem, todo mundo é reconhecido.
Quando vai mal, todo mundo perde. Um ser imbecil, que prejudica a
própria equipe, que inventa coisas, que não avisa de reuniões ou
coisas importantes, que faz exatamente como aqueles canalhas em
filmes, só para conseguir uma promoção ou prejudicar o coloega, é
muito burro, porque está prejudicando a si mesmo por orgulho besta.
Não contratem pessoas assim para trabalhar com vocês, não vale a pena.
    Vocês da comunidade Zope-PT, os que são assim e os que não são,
pensem um pouco. Eu sei que são alguns e não são todos, mas é um
número até certo ponto significativo. Entendam também que quanto mais
gente utilizar a plataforma, mais famosa ela fica, mais trabalho terá,
mais oportunidades, mais produtos. Por mais que seja fácil fazer
algumas coisas, sempre vão precisar dos programadores para fazer as
coisas diferentes e complexas. Quando você obriga todo mundo a se
especializar nas camadas de mais baixo nível, vocÊ está trazendo
concorrência. Quando a pessoa que usa uma camada de cima precisa de
alguma coisa, ela terá que buscar em quem sabe, quem programa no nivel
mais baixo e não tem concorrência se está todo mundo na camada de
cima. Se você tem medo de perder seu emprego para um jornalista, poxa,
pede pra sair, porque você não é bom o suficiente. Tentar queimar os
outros com sabotagem não adianta nada. Isso não vai proteger sua
profissão. Queime os outros com conhecimento. Mostre o que você sabe,
o quanto você é bom fazendo.

    Isso é tudo pessoal. Eu fiz questão de mandar aqui porque eu quero
que todos saibam que sim, existem pessoas na comunidade que são assim,
apesar de muitas não serem. Eu falo de Brasília, o problema foi aqui.
A comunidade aqui é grande. E sinceramente, eu espero que todos leiam.

    []s a todos

    Bom final de semana, me desculpem se ofendi alguém que não
merecia, mas tenho certeza que se você se ofendeu é porque é se
identifica de alguma forma.

    Snap Noris

--
Os Melhores vídeos de Fórmula 1 em