Descobri que para obter todos os campos do cabecalho HTTP devo
utilizar o seguinte:

camposHttp = context.REQUEST.items()

       O que me retorna uma lista em formato dicionario de todos os
campos (que estejam setados) do cabeçalho HTTP.

       Para obter um campo especifico uso:

campoHttp = context.REQUEST.get_header('<nome_do_campo>')

       Por exemplo: context.REQUEST.get_header('REMOTE_ADDR'), que é
o correto para obter o IP. Não sei o que retorna
HTTP_X_FORWARDED_FOR, mas em minha maquina retornou 'None' (vazio).

DICA: descobri tudo isso clicando 'header' na pesquisa do HELP do
Zope; e depois clicando em REQUEST que aparecia à esquerda.

Grato pela ajuda.

João

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, Diogo Tadeu Silva de Araujo
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Olá João,
>

> Pelo que eu entendi você quer pegar o IP remoto, é isso?
>
> Então o código seria para um script:
>

> request=container.REQUEST
> ip = request.get("HTTP_X_FORWARDED_FOR")

context.REQUEST.RESPONSE

Responder a