Olá Pessoal:

Estou me preparando para efetuar a migração do P2.5 para o P3.1, mas
não estou sabendo nem por onde começar. Apesar de ter visto inúmeras
fontes sobre o tema, desde a documentação oficial, aqui mesmo no grupo
e em vários outros grupos internacionais mas não me elucidaram muito,
até porque minha área é mais voltada para infra-estrutura e pelo que
ví nessas fontes, serão necessários alguns procedimentos que envolvem
a intervenção através de scripts python :(

Bom, mas de todo caso, vou relatar algumas experiências aqui:

Tentei efetuar a migração do plone site como um todo mas não deu
certo, pois alguns produtos não são compatíveis e desisti desta
abordagem. A que mais estou confiante é exportar gradualmente algumas
pastas que agregam milhares de conteúdo, sendo sua maioria objetos do
RD2.0.

Já verifiquei toda a questão de compatibilidade entre os produtos e já
estou ciente do que poderei permanecer e do que terei que atualizar.

Desta atualização, esbarrei no problema do RichDocument (onde 95% do
meu conteúdo se baseia nesse objeto), no P2.5 uso o RD 2.0 e para o P3
a versão do RD é a 3.0 e houveram mudanças, a principal é que o módulo
"attchment" foi substituído por um produto complementar chamado
SimpleAttachment, e estou totalmente perdido, pois a importação de uma
pasta repleta de RichDocuments (da versão 2.0) não é aceita pelo P3
(com o RD 3.0). Não sei como poderia começar a corrigir isso.

Outros produtos como o ContentPanels que não tem versão pro P3 será
subsituído pelo Collage. O Plone Slide Show deverá ser substituído por
uma view customizada, por também não ser compatível com o P3. E nossos
templates serão reconstruídos de acordo com as novidades do P3.

Enfim, alguém poderia me indicar um passo a passo mais abrangente e
detalhado, fora os detalhes que já sei, como migrar gradativamente de
versão em versão (2.0 pro 2.1 pro 2.5 etc) e verificar compatbilidade
entre produtos.

De todo caso, estarei efetuando mais algumas tentativas aqui e quando
o processo for completado com sucesso, podem ter certeza de que será
compartilhado aqui com todos da comunidade.

Abs.

Responder a