A maneira mais facil de se criar novos tipos para o plone é usando o
ArchGenXML[1], esse link[2] tem explicando como fazer um tipo baseado em um
já existente.

Porém aconselho você a estudar a documentação[3] do ArchGenXML pois esse
arquivo já é um pouco antigo.

[1] http://plone.org/products/archgenxml
[2] http://plone.org/documentation/how-to/subclass-atct-using-archgenxml
[3] http://plone.org/documentation/manual/archgenxml2