Interessnate, eu já fiz algo semelhante aqui no trabalho a um tempo....

No caso eram 2 servidores um principal com as instancias do zope e o zeo e um
segundo com outras instancias do zope e outro zeo baixado.

Funcionava assim todas as instancias zope (de ambos os servidores) apontavam
para os 2 zeo servers. Assim na prática eu tinha 4 instancias usando o zeo do
principal e se caso este caísse estas intâncias utilizariam o zeo do segundo
automaticamente.

No caso eu fazia uma sincronização via rsync do primeiro zeo para o segundo a
cada trinta minutos. tudo isso usando o mon e o heartbeat. Ou seja, se o
primeiro zeo caísse o segundo era iniciado com os dados do primeiro.

Desta forma só existia um problema. Dependendo da quantidade de atualizações do
site o segundo zeo poderia subir com uma desatualização de 30 minutos mas no
meu caso esta configuração atendia bem.

Para resolver isso bastaria usar o drdb para sincronizar automaticamente o
segundo Data.fs.

Assim se tem a redundancia dos instancias e uma redundancia também do banco...

Alguns links interessantes:

http://plone.org/documentation/kb/ha-load-balanced-cluster-for-zope-and-plone

http://blog.musmo.com/?s=zeo+server

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, Marcello Bontempo Salgueiro
<mbsalgue...@...> escreveu

> Salve a t...@s,
> gente eu estou com uma dúvida de clusterização, e de sincronização,
> a dúvida é o seguinte, como eu fou fazer a sincronização de Data.fs
> com dois server clusters da seguinte forma:
>
> Eu teria um servidor Apache, Squid e Pound(fazendo o balanceamento de
> carga) em um servidor, e outros dois servidores sendo master e slave.
> Onde teria no master duas instancias zope com mountpoint de plone-sites,
> entao eu teria o ZEO centralizando o Data.fs, contendo as minhas informações
> mais gerais das instancias (Creio que funciona assim o ZEO) e no slave eu
> [...]

Responder a