Olá Oscar,

Se não me engano, até a versão anterior qualquer detalhe mais
rebuscado é convertido para uma representação bitmap na
exportação para PDF. Isso significa que quando vc tinha 2
círculos, sendo que um tinha alpha 50%, no PDF vc ficava
com um círculo vetorial e um PNG com o outro.

No novo Inkscape a geração de PDF via Cairo está sendo
aproveitada para 100% (ou quase) dos elementos, garantindo
uma representação vetorial de tudo (ou quase).

Entretanto o exportador ainda não é prefeito e os visualizadores
como o Evince também não apresentam certas características.

Provavelmente por isso vc está tendo essa experiência ruim.

Hasta!
 Aurium

Aurélio A. Heckert http://colivre.coop.br/Aurium
GNU/Linux User #312507 http://counter.li.org