Angelo, boa tarde,

Já tentou o ZDM (Zero Downtime Migration), uma das opções de migração da
própria Oracle, dá uma olhada em:
https://www.oracle.com/database/technologies/rac/zdm.html

A maioria das migrações que fiz, dou preferência em expdp/impdp para limpar
a base, marcas d'água e as vezes alguns ajustes de parâmetros.

Veja se essa ferramenta atende, e também há outros links para os blogs com
algumas situações que podem te ajudar.

Boa sorte,
Braga

--