Boa noite, Héctor.

ótimo, Alessander, vamos lá: pela informação que você está nos
> compartilhando acho que sua arquitetura vai ficar pequena mesmo após
> otimizar, mas vamos começar com isso ai.

No começo deve ser pequena, mas depois tende a aumentar.

> pelo que entendi, você tem o seguinte (me corrige se estou errando em
> alguma coisa):
>
> * 1 máquina com 4 cores e 8GB de RAM
> * 4 instâncias de Plone em modo ZEO client e 1 ZEO server

Isso

> * 20 Plone sites
> * 30 editores de conteúdo
> * número indeterminado de visitantes anônimos no site

Na verdade estamos em implantação, só teremos dados de acesso depois que
for colocado em produção, podemos medir desde o começo.

> vamos com mais perguntas:
>
> * como está fazendo o balançamento de carga?

Não estamos fazendo. A ideia é colocar a divisão da carga em pelo menos
dois servidores distintos, em cidades diferentes, mas não fizemos nada
disso ainda.

> * têm instalado algum proxy para caching? qual?

Não fizemos caching de nada por enquanto. Qual sugere?

> * qual o web server que está usando?

Seria o Zeoserver? Ou entendi o conceito do zeoserver errado?
Não instalei nenhum servidor fora a instalação padrão do governo .
Sugeriram usar o apache só pra redirecionar a porta 8000 pra 80, mas não
fiz isso ainda.
http://identidade-digital-de-governo-plone.readthedocs.org/en/latest/producao/

> * têm instalado e configurado o plone.app.caching?

Não

com essa informação básica poderíamos começar mas vamos precisar de mais
> uma coisa: instalar um sistema de monitoramento que nos permita analisar
> uso dos recursos do sistema (CPU, memória, disco, i/o wait...) pelo menos.
> sem monitoramento nunca vamos saber se o que estamos fazendo está tendo o
> resultado esperado ou não.
>
> nós usamos o New Relic, mas pode instalar localmente munin e asim podemos
> observar melhor os parâmetros do mesmo Zope na máquina local.
>
> por outro lado, é muito importante ter uma ideia do número de visitantes
> anônimos; tem várias opções para isso.

O que posso fazer é tentar descobrir o número de visitantes que cada site
tem hoje e tentar somar, vou conseguir essa informação. Sei que o gargalo
será em épocas de vestibulares e concursos.

> faça a sua analise e escolha, decida e nos conte.
>
> depois continuamos.

Vou fazer o dever de casa primeiro, seguir as recomendações que fez e te
falo.
Assim que tiver mais informações retorno com o tópico.
Posso inclusive fazer um teste, instalar as ferramentas de monitoramento
sem otimização nenhuma.
Depois otimizar e poder comparar.

Muito obrigado.
Alessander Thomaz