Valdir, como a Davi já falou vocês estão servindo o site direitamente do Zope e isso não é recomendado em produção.

para começar faça o seguinte:

* instale o plone.app.caching no Plone e importe o perfil "Sem configurações de acelerador web" * instale o nginx no servidor e use as configurações anexas como base da sua configuração final
* retorne aqui com perguntas concretas

gente, quero ser muito claro: várias vezes no passado eu falei aqui para ajudar na parte de performance passando minha experiência se alguém se comprometia a escrever um documento para o IDGB.

até agora ninguém fez nada e todo mundo me deixou esperando.

para mim não faz o menor sentido estar aqui sentado uma sexta feira de noite respondendo mensagens sobre esse tema pela enésima vez; eu não ganho nada com isso, nem me satisfaze mais: os nossos sites estão todos rodando sem problemas.

me desculpem o desabafo mas a comunidade é comunidade ou não é.

agora vou tomar uma cerveja... good night and good luck!
--
Héctor Velarde
Simples Consultoria

# Configuration file for nginx
#
# This file must me symlinked to /etc/nginx/nginx.conf

user www-data;
worker_processes auto;
pid /run/nginx.pid;

events {
    worker_connections 4096;
}

http {

    # hide nginx version information
    server_tokens off;

    # basic settings
    sendfile on;
    tcp_nopush on;
    tcp_nodelay on;
    keepalive_timeout 30;
    types_hash_max_size 2048;

        # server_names_hash_bucket_size 64;
        # server_name_in_redirect off;

        include /etc/nginx/mime.types;
        default_type application/octet-stream;

        ##
        # Logging Settings
        ##

        access_log /var/log/nginx/access.log;
        error_log /var/log/nginx/error.log;

    # gzip settings
    gzip on;
    gzip_disable "msie6";
    gzip_vary on;
    gzip_proxied any;
    gzip_comp_level 5;
    gzip_min_length 256;
    gzip_types
        application/atom+xml
        application/javascript
        application/json
        application/ld+json
        application/manifest+json
        application/rss+xml
        application/vnd.geo+json
        application/vnd.ms-fontobject
        application/x-font-ttf
        application/x-javascript
        application/x-web-app-manifest+json
        application/xhtml+xml
        application/xml
        font/opentype
        image/bmp
        image/svg+xml
        image/x-icon
        text/cache-manifest
        text/css
        text/plain
        text/vcard
        text/vnd.rim.location.xloc
        text/vtt
        text/x-component
        text/x-cross-domain-policy;

    # caching time for different response codes
    proxy_cache_path /var/lib/nginx/cache levels=1:2 keys_zone=backcache:8m
max_size=50m;
    proxy_cache_key "$request_uri$is_args$args";
    proxy_cache_min_uses 2;
    proxy_cache_use_stale error timeout http_500 http_502 http_503 http_504;
    proxy_cache_valid 301 302 1h;
    proxy_cache_valid 404 1d;

        ##
        # Virtual Host Configs
        ##

        include /etc/nginx/conf.d/*.conf;
        include /etc/nginx/sites-enabled/*;
}
# Configuration file for nginx
#
# This file must me symlinked to /etc/nginx/sites-enabled/default

upstream plone {
    server 127.0.0.1:8081;
}

server {
    listen 80;
    server_name example.org;
    rewrite ^/(.*) http://www.example.org/$1 permanent;
}

server {
    listen 80 default_server;
    server_name www.example.org;

    client_max_body_size 10M;

    location / {
        if ($request_uri ~*
".(avi|css|flv|gif|gz|htc|ico|jpeg|jpg|js|mov|mp3|mpeg|mpg|png|rar|swf|txt|wmv|zip)$")
 {
            expires 7d;
        }

        proxy_cache backcache;
        proxy_cache_bypass $http_cache_control $cookie___ac;
        add_header X-Proxy-Cache $upstream_cache_status;

        proxy_pass
http://plone/VirtualHostBase/http/www.example.org:80/Plone/VirtualHostRoot/;
        proxy_http_version 1.1;
        proxy_set_header Connection "";