[R-br] RES: Distribuição para regressão de resposta binária

2017-02-08 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
Exato,

 

Existem várias funções de ligação pre definidas para cada família. Não tenho 
certeza se ‘log’ é um link válido para binomial, nunca o usei com binomial.

 

Caso este link não exista, você terá que cria-lo antes, veja um exemplo neste 
local: https://stat.ethz.ch/pipermail/r-help/2013-November/362787.html

 

Neste exemplo, é criado o link ‘clog’, muito próximo ao que você precisa.

 

Mas o que você chama de ‘não consigo criar o modelo’? Eu já ajustei modelo 
logístico com mais de 200 variáveis (Contínuas, discretas, fatores ...) sem 
problemas, a não ser problemas de algumas variáveis serem linearmente 
dependentes e, com isto, me gerou problemas de estimação. Outro problema que 
tive (não o tenho a mais de ano) foi estourar memória do computador.

 

Mande pra mim o erro especifico que está dando ao executar o comando. Só assim 
posso ser mais preciso em te ajudar

 

De: Marcos Bissoli [mailto:mbiss...@gmail.com] 
Enviada em: quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017 19:35
Para: Leonard Mendonça de Assis <assis.leon...@gmail.com>
Assunto: Re: [R-br] Distribuição para regressão de resposta binária

 

Prezado Leonard e amigos,

 

Agradeço muito pelo debate. Venho tentando cada vez mais dialogar com 
estatísticos, pois respeito muito o trabalho de vocês, embora admita ainda ser 
"um menino" na arte.

 

Em relação à função de ligação para logística, talvez eu não tenha sido claro. 
Eu tentei uma função "ln(y)" que, ao menos no material que venho consultando, 
seria uma regressão log-binomial. Este seria um modelo ideal, e foi minha 
primeira tentativa. Ou seja, usei um código semelhante a:

 

> Modelo -> glm(y~., data = Dados, family = binomial(link = "log"))

 

O problema é que o R não consegue criar tal modelo. Tenho muitas variáveis 
explicativas (isso é bastante comum em estudos epidemiológicos descritivos), 
incluindo cinco contínuas, se é que esse seja o motivo. O fato é que em uma das 
referências que citei em e-mail anterior, os autores tratam deste problema. 
Veja os resultados apresentados no resumo de Coutinho et al:

 

"RESULTADOS: As estimativas por ponto e por intervalo [das razões de 
prevalência] obtidas pelas regressões de Cox e Poisson foram semelhantes à 
obtida pela estratificação de Mantel-Haenszel [considerada 'prova-ouro' para a 
Epidemiologia], independentemente da prevalência do desfecho [variável 
resposta] e das covariáveis [variáveis explicativas, pode-se dizer; talvez, 
para que tem uma formação mais voltada para análises experimentais, poderíamos 
dizer que covariáveis referem-se mais a 'blocos'] do modelo. O modelo 
log-binomial apresentou dificuldade de convergência quando o desfecho tinha 
prevalência alta e havia covariável contínua no modelo. A regressão logística 
[valendo-se de logito como função de ligação] produziu estimativas por ponto e 
por intervalo maiores do que as obtidas pelos outros métodos, principalmente 
para os desfechos com maiores prevalências iniciais. Se interpretados como 
estimativas de RP, os OR superestimariam as associações para os desfechos com 
prevalência inicial baixa, intermediária e alta em 13%, quase 100% e quatro 
vezes mais, respectivamente."

 

[notas minhas] [grifos meus]

 

Portanto, os autores indicam (e vi isso em outros artigos) regressão de 
Poisson, mesmo admitindo a variável resposta como sendo binária, variando de 0 
a 1, que representa a probabilidade de ocorrência do desfecho (doença). Quase 
todos são unânimes em recomendar apenas que se use ajuste de variância robusta 
para sanar problemas nos intervalos de confiança dos coeficientes. Em 
Epidemiologia, mais importante que os valores p são esses intervalos de 
confiança, pois há muitos desdobramentos inferenciais que são feitos a partir 
deles. Portanto, creio que a justificativa para adoção de Poisson seja esta: a 
não convergência da log-binomial.

 

Talvez uma outra função de ligação em família binomial possa ser uma solução, 
então? Como disse, tentei "log" e o próprio "logit". "Log" não deu convergência 
e o modelo nem foi gerado. O "logit" eu também tentei, e o gráfico de resíduos 
do modelo foi praticamente idêntico a este de quasi-poisson que postei na 
primeira mensagem. Seria grato caso pudesse me indicar algum referencial sobre 
outras funções de ligação, preferencialmente com aplicações. Mas acho que isso 
se tornará um problema, pois os coeficientes gerados certamente me resultarão 
indicadores não reconhecidos na área da Epidemiologia. Não sei até que ponto eu 
posso "converter" coeficientes livremente aplicando pura e simplesmente 
aritméticas a estes coeficientes. Como acho que já expliquei acima: "logit" me 
devolve razão de chances (odds ratio, OR) e "log" me retorna a tão desejada 
razão de prevalência (razão de riscos, RR). Se eu não tiver como converter meus 
coeficientes em uma dessas razões (e preferencialm

[R-br] RES: Lista de blogs brasileiros sobre o R

2017-01-23 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
Eu perguntei porque eu geralmente uso como referência, o rseek.org.

Minhas opções extras caem no stackoverflow e rbloggers (Via de regra, o rseek 
cai neles)

 

Uma alternativa pesquisável seria excelente.

 

Leonard 

 

De: Marcos Vital [mailto:marcosvi...@gmail.com] 
Enviada em: domingo, 22 de janeiro de 2017 21:49
Para: Leonard Assis 
Cc: a lista Brasileira oficial de discussão do programa R. 

Assunto: Re: [R-br] Lista de blogs brasileiros sobre o R

 

Existe uma proposta para monitorar os blogs automaticamente e usar um bot do 
Twitter para isso, aqui:

https://github.com/sillasgonzaga/rbloggers-BR

 

Mas uma mega central feita a R-Bloggers seria fantástica! Pessoalmente, nem sei 
por onde começar algo assim, por isso encarei a proposta mais simples, de 
apenas criar uma lista mesmo, hehe.

 

Abraços

 

Em 22 de janeiro de 2017 20:43, Leonard Assis  > escreveu:

Não teria como criar um mecanismo estilo o R-Bloggers?

Ou já existe?

 

Em 22 de jan de 2017 9:03 PM, "Marcos Vital via R-br"  > escreveu:

Beleza, Thiago, obrigado pelo apoio, e mantenha seu blog vivo, o material por 
lá parece muito bom!

Vou adicionar o seu blog.

 

Abraços!

 

Marcos

 

Em 22 de janeiro de 2017 16:07, Thiago V. dos Santos  > escreveu:

Olá Marcos,


Eu gostei da iniciativa. Divulgue bastante a sua lista e ela se tornará um 
importante recurso para aqueles que querem aprender a programar em R.

Recentemente eu comecei a postar algumas dicas de R no meu site. Por enquanto 
as dicas ainda são poucas e tratam principalmente de análise de dados espaciais 
e de clima. No entanto, eu já tenho rascunho de mais alguns tutoriais e planejo 
manter uma certa regularidade na adição de novas dicas.

Se você julgar como um bom candidato para a sua lista, segue o link: 
thiagodossantos.com/#blog  

Greetings,
 -- Thiago V. dos Santos

PhD student
Land and Atmospheric Science
University of Minnesota



On Saturday, January 21, 2017 7:15 AM, Marcos Vital via R-br 
 > wrote:



Olá, colegas de lista!

Peço desculpas para aqueles que estão lá na comunidade de R no facebook, para 
quem isso será um pouco de cross-posting...

Estou construindo uma lista de blogs brasileiros que falem sobre o R. Nada 
sofisticado, só uma listona mesmo, simples e direta. Acho que será um recurso 
útil, especialmente para os iniciantes.

A lista em construção está aqui: 
https://github.com/marcosvital/blogs-de-R-no-Brasil

Quem quiser contribuir pode responder aqui pela nossa lista de emails, ou 
fazê-lo diretamente lá pelo github mesmo (via issue ou pull request). Basta me 
indicar o link para um blog que eu incluo lá.

O critério de inclusão é bem frouxo: basta ser um blog (ou página similar) que 
trate do uso do R, que seja brasileiro e com material em português. Mesmo blogs 
parados mas que continuam online podem ser adicionados, caso tenham recursos 
úteis.

Desde já agradeço qualquer contribuição!

Abraços

Marcos

--

Marcos Vinícius Carneiro Vital
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Setor de Biodiversidade e Ecologia

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br  
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forne�a c�digo 
m�nimo reproduz�vel.





 

-- 

Marcos Vinícius Carneiro Vital
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Setor de Biodiversidade e Ecologia


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br  
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br

Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.





 

-- 

Marcos Vinícius Carneiro Vital
Universidade Federal de Alagoas
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Setor de Biodiversidade e Ecologia

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forne�a c�digo 
m�nimo reproduz�vel.

[R-br] RES: Diferença entre datas

2016-12-22 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
Era esse detalhe que eu estava tentando entender, eu tinha uma função em SQL 
para calcular esta diferença. Sabia também que o R tinha algumas coisas 
prontas, mas estava apanhando nos detalhes justamente citados no help do 
lubridate, quando as diferenças são próximas a um mês em meses como fevereiro, 
por exemplo.

 

Estava conseguindo somar meses, dias, etc, mas obter a diferença em meses, eu 
não havia compreendido ainda. O máximo que cheguei perto tinha sido com a 
função difftime, onde consegui a diferença em semanas.

 

A ajuda de vocês foi escencial, acho que agora o treco aqui sai do lugar

 

Leonard

 

De: R-br [mailto:r-br-boun...@listas.c3sl.ufpr.br] Em nome de Jônatan via R-br
Enviada em: quinta-feira, 22 de dezembro de 2016 16:24
Para: Karina Rebuli <karina.reb...@gmail.com>; a lista Brasileira oficial de 
discussão do programa R. <r-br@listas.c3sl.ufpr.br>
Assunto: Re: [R-br] Diferença entre datas

 

Só para constar,

as funções do lubridate já são vetorizadas então não precisa do sapply:

library(lubridate)

dates <- c("2011-01-17", "2009-11-21")
p <- as.period( interval( ymd(dates), Sys.Date() ) )

year(p)*12 + month(p)

 

 

2016-12-22 15:31 GMT-02:00 Karina Rebuli via R-br <r-br@listas.c3sl.ufpr.br 
<mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br> >:


Olá, Leonard.

Sei duas formas de fazer isso.

=
* Com os funções-base do R:
sapply( sapply( as.Date( c("2011-01-17", "2009-11-21") ), seq, Sys.Date(), by = 
"month" ), length )

Importante ressaltar que desssa forma se o dia das datas a serem comparadasfor 
maior que o dia da data atual, ele vai retornar um mês a mais (pois a seq() vai 
começar com a data passada e isso já é um retorno a ser contabilizado na 
length().



* Com funções do lubridate (acho o pacote excelente e uso bastante, é de 
autoria do Hadley):

sapply( c("2011-01-17", "2009-11-21"), function(day0){ 
  p <- as.period( interval( ymd( day0 ), Sys.Date() ) )
  year(p)*12 + month(p)
})

Dessa forma não precisa se preocupar com o dia inicial e você ainda pode 
acrescentar o day(p)/30 ao retorno se quiser a fração do resultado em meses.

Abs,

Karina

 

 

On Thu, Dec 22, 2016 at 3:03 PM Leonard Mendonça de Assis via R-br 
<r-br@listas.c3sl.ufpr.br <mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br> > wrote:

Boa tarde

 

Imagine o seguinte cmr:

 


as.Date(c("2011-01-17", "2009-11-21"))-Sys.Date()

Time differences in days

[1] -2166 -2588




> 

Como eu conseguiria obter este resultado, não em dias, mas em meses?

 

Leonard

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br <mailto:R-br@listas.c3sl.ufpr.br> 
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br <mailto:R-br@listas.c3sl.ufpr.br> 
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.





 

-- 

###
##  Jônatan Dupont Tatsch

##  Professor do Departamento de Física

##  Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCNE)

##  Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

##  Faixa de Camobi, Prédio 13 - Campus UFSM - Santa Maria, RS, Brasil - 
97105-900

##  Telefone: +55(55)33012083

##  www.ufsm.br/meteorologia <http://www.ufsm.br/meteorologia> 

###

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forne�a c�digo 
m�nimo reproduz�vel.

[R-br] Diferença entre datas

2016-12-22 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
Boa tarde

 

Imagine o seguinte cmr:

 


as.Date(c("2011-01-17", "2009-11-21"))-Sys.Date()

Time differences in days

[1] -2166 -2588




> 

Como eu conseguiria obter este resultado, não em dias, mas em meses?

 

Leonard

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forne�a c�digo 
m�nimo reproduz�vel.

[R-br] RES: mutate vs within

2016-11-02 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
O within é como se fosse o mutate, funciona como o with, só que retorna o 
data.frame.

 

O problema é que eu tenho uma variável múltipla resposta Area (1 a 3)  que foi 
planejada de maneira errada, eu vou analisar ela como item de TRI, não como 
tabela de frequência (o que os malucos coletaram).

O problema é que o “within” coloca as variáveis no data.frame na ordem que ele 
quer, misturando copm outras. Isso me obriga a fazer outras coisas no código.

Já om o mutate, eu tenho que quebrar em etapas extras, pois ele executa na 
ordem que ele quer e o que está me incomodando ´eisso, pois uma das coisas que 
faço é apagar a variável velha.

 

Queria uma solução menos gambiarra que a que mostrei

 

De: Manoel Galdino [mailto:mcz@gmail.com] 
Enviada em: terça-feira, 1 de novembro de 2016 19:14
Para: Leonard Mendonça de Assis <assis.leon...@gmail.com>; a lista Brasileira 
oficial de discussão do programa R. <r-br@listas.c3sl.ufpr.br>
Assunto: Re: [R-br] mutate vs within

 

Não sei o que é o within que você fala, e seu exemplo não é lá minimamente 
reproduzível. Então fica difícil ajudar.

Dito isso, talvez você deveria usar o spread (do pacote tidyr) em área. Mas é 
difícil ajudar mais sem saber o que você quer fazer direito e sem o exemplo 
reproduzível.

 

Abraço,

 

2016-11-01 18:18 GMT-02:00 Leonard Mendonça de Assis via R-br 
<r-br@listas.c3sl.ufpr.br <mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br> >:

Boa tarde a todos

 

Surgiu uma dúvida conceitual aqui:

 

Eu tenho um data.frame que precisa unir com vários outros, além de fazer várias 
transformações. Estou utilizando a seguinte sequencia para fazer tudo

 

bhz.data <-

  read_csv2(

"Belo Horizonte 20161027.csv",

col_types=colunas) %>%

  filter(Filtro == 1 & Filtro.Votar==1) %>%

  select(-Filtro, -Filtro.Votar) %>%

  left_join(label.Sexo,by=c("Sexo"="value")) %>% select(-Sexo) %>%

  left_join(label.Faixa.Idade, by=c("Faixa.Idade"="value")) %>% 
select(-Faixa.Idade) %>%

  left_join(label.Renda, by=c("Renda"="value")) %>% select(-Renda) %>%

  left_join(label.classe, by=c("Renda.Classe"="value")) %>% 
select(-Renda.Classe) %>%

  left_join(label.Escolaridade, by=c("Escolaridade"="value")) %>% 
select(-Escolaridade) %>%

  left_join(label.Etinia, by=c('Etinia'="value")) %>% select(-Etinia) %>%

  left_join(label.Religião, by=c("Religião"="value")) %>% select(-Religião) %>%

  left_join(label.Trabalha, by=c("Trabalha"="value")) %>% select(-Trabalha) %>%

mutate(Area.1 = ifelse(is.na <http://is.na> (Area.1),0,Area.1), Area.2 = 
ifelse(is.na <http://is.na> (Area.2),0,Area.2),

 Area.3 = ifelse(is.na <http://is.na> (Area.3),0,Area.3)) %>%

  mutate(area.Educação =

   ifelse(Area.1 == 1,1,0) + ifelse(Area.2 == 1,1,0) + ifelse(Area.3 == 
1,1,0),

 area.Habitação =

  ifelse(Area.1 == 2,1,0) + ifelse(Area.2 == 2,1,0) + ifelse(Area.3 == 
2,1,0),

 area.Limpeza =

   ifelse(Area.1 == 3,1,0) + ifelse(Area.2 == 3,1,0) + ifelse(Area.3 == 
3,1,0),

 area.Obras.Mobilidade =

   ifelse(Area.1 == 4,1,0) + ifelse(Area.2 == 4,1,0) + ifelse(Area.3 == 
4,1,0),

 area.Obras.Pavimentação =

   ifelse(Area.1 == 5,1,0) + ifelse(Area.2 == 5,1,0) + ifelse(Area.3 == 
5,1,0),

 area.Saneamento =

   ifelse(Area.1 == 6,1,0) + ifelse(Area.2 == 6,1,0) + ifelse(Area.3 == 
6,1,0),

 area.Saúde =

   ifelse(Area.1 == 7,1,0) + ifelse(Area.2 == 7,1,0) + ifelse(Area.3 == 
7,1,0),

 area.Transpoorte =

   ifelse(Area.1 == 8,1,0) + ifelse(Area.2 == 8,1,0) + ifelse(Area.3 == 
8,1,0),

 area.Conservação =

   ifelse(Area.1 == 9,1,0) + ifelse(Area.2 == 9,1,0) + ifelse(Area.3 == 
9,1,0),

 area.Acessibilidade =

   ifelse(Area.1 == 10,1,0) + ifelse(Area.2 == 10,1,0) + ifelse(Area.3 
== 10,1,0),

 area.Combate.Mosquito =

   ifelse(Area.1 == 11,1,0) + ifelse(Area.2 == 11,1,0) + ifelse(Area.3 
== 11,1,0),

 area.MeioAmbiente =

   ifelse(Area.1 == 12,1,0) + ifelse(Area.2 == 12,1,0) + ifelse(Area.3 
== 12,1,0),

 area.Social =

   ifelse(Area.1 == 13,1,0) + ifelse(Area.2 == 13,1,0) + ifelse(Area.3 
== 13,1,0),

 area.Esporte.Lazer =

   ifelse(Area.1 == 14,1,0) + ifelse(Area.2 == 14,1,0) + ifelse(Area.3 
== 14,1,0),

 area.Geração.Empregos =

   ifelse(Area.1 == 15,1,0) + ifelse(Area.2 == 15,1,0) + ifelse(Area.3 
== 15,1,0)) %>%

  select(-Area.1, -Area.2, -Area.3)

 

A questão é a seguinte:

No caso da variável área, que é recodificada de 3 para 15 variáveis, quando eu 
substituo esta sequencia enorme de mutate por um within, as variáveis ficam em 
uma ordem difer

[R-br] mutate vs within

2016-11-01 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
Boa tarde a todos

 

Surgiu uma dúvida conceitual aqui:

 

Eu tenho um data.frame que precisa unir com vários outros, além de fazer
várias transformações. Estou utilizando a seguinte sequencia para fazer tudo

 

bhz.data <-

  read_csv2(

"Belo Horizonte 20161027.csv",

col_types=colunas) %>%

  filter(Filtro == 1 & Filtro.Votar==1) %>%

  select(-Filtro, -Filtro.Votar) %>%

  left_join(label.Sexo,by=c("Sexo"="value")) %>% select(-Sexo) %>%

  left_join(label.Faixa.Idade, by=c("Faixa.Idade"="value")) %>%
select(-Faixa.Idade) %>%

  left_join(label.Renda, by=c("Renda"="value")) %>% select(-Renda) %>%

  left_join(label.classe, by=c("Renda.Classe"="value")) %>%
select(-Renda.Classe) %>%

  left_join(label.Escolaridade, by=c("Escolaridade"="value")) %>%
select(-Escolaridade) %>%

  left_join(label.Etinia, by=c('Etinia'="value")) %>% select(-Etinia) %>%

  left_join(label.Religião, by=c("Religião"="value")) %>% select(-Religião)
%>%

  left_join(label.Trabalha, by=c("Trabalha"="value")) %>% select(-Trabalha)
%>%

mutate(Area.1 = ifelse(is.na(Area.1),0,Area.1), Area.2 =
ifelse(is.na(Area.2),0,Area.2),

 Area.3 = ifelse(is.na(Area.3),0,Area.3)) %>%

  mutate(area.Educação =

   ifelse(Area.1 == 1,1,0) + ifelse(Area.2 == 1,1,0) + ifelse(Area.3
== 1,1,0),

 area.Habitação =

  ifelse(Area.1 == 2,1,0) + ifelse(Area.2 == 2,1,0) + ifelse(Area.3
== 2,1,0),

 area.Limpeza =

   ifelse(Area.1 == 3,1,0) + ifelse(Area.2 == 3,1,0) + ifelse(Area.3
== 3,1,0),

 area.Obras.Mobilidade =

   ifelse(Area.1 == 4,1,0) + ifelse(Area.2 == 4,1,0) + ifelse(Area.3
== 4,1,0),

 area.Obras.Pavimentação =

   ifelse(Area.1 == 5,1,0) + ifelse(Area.2 == 5,1,0) + ifelse(Area.3
== 5,1,0),

 area.Saneamento =

   ifelse(Area.1 == 6,1,0) + ifelse(Area.2 == 6,1,0) + ifelse(Area.3
== 6,1,0),

 area.Saúde =

   ifelse(Area.1 == 7,1,0) + ifelse(Area.2 == 7,1,0) + ifelse(Area.3
== 7,1,0),

 area.Transpoorte =

   ifelse(Area.1 == 8,1,0) + ifelse(Area.2 == 8,1,0) + ifelse(Area.3
== 8,1,0),

 area.Conservação =

   ifelse(Area.1 == 9,1,0) + ifelse(Area.2 == 9,1,0) + ifelse(Area.3
== 9,1,0),

 area.Acessibilidade =

   ifelse(Area.1 == 10,1,0) + ifelse(Area.2 == 10,1,0) +
ifelse(Area.3 == 10,1,0),

 area.Combate.Mosquito =

   ifelse(Area.1 == 11,1,0) + ifelse(Area.2 == 11,1,0) +
ifelse(Area.3 == 11,1,0),

 area.MeioAmbiente =

   ifelse(Area.1 == 12,1,0) + ifelse(Area.2 == 12,1,0) +
ifelse(Area.3 == 12,1,0),

 area.Social =

   ifelse(Area.1 == 13,1,0) + ifelse(Area.2 == 13,1,0) +
ifelse(Area.3 == 13,1,0),

 area.Esporte.Lazer =

   ifelse(Area.1 == 14,1,0) + ifelse(Area.2 == 14,1,0) +
ifelse(Area.3 == 14,1,0),

 area.Geração.Empregos =

   ifelse(Area.1 == 15,1,0) + ifelse(Area.2 == 15,1,0) +
ifelse(Area.3 == 15,1,0)) %>%

  select(-Area.1, -Area.2, -Area.3)

 

A questão é a seguinte:

No caso da variável área, que é recodificada de 3 para 15 variáveis, quando
eu substituo esta sequencia enorme de mutate por um within, as variáveis
ficam em uma ordem diferente da que eu preciso. A questão é: como deixar o
código mais limpo nesta situação, visto que esta alternativa funciona, mas
parece ser meio gambiarra?

 

Leonard

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forne�a c�digo 
m�nimo reproduz�vel.

[R-br] RES: Relação de cidades IBGE x TSE

2016-09-12 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
Cara, valeu

 

Você não tem ideia do tempo que economizou pra mim

 

Leonard

 

De: R-br [mailto:r-br-boun...@listas.c3sl.ufpr.br] Em nome de Rodrigo Coster 
via R-br
Enviada em: segunda-feira, 12 de setembro de 2016 22:03
Para: a lista Brasileira oficial de discussão do programa R. 

Assunto: Re: [R-br] Relação de cidades IBGE x TSE

 

Leonard (e a quem mais interessar),

Depois mandar email ao grupo, o TSE me passou um arquivo com todos locais de 
votação em 2016. Nesse arquivo tem o código IBGE e código TSE. Segue link: 
https://drive.google.com/open?id=0B85iHUpDSZB5S0RxeVMyU25lUDA . Por algum 
motivo meu Excel trava ao abrir, mas o R lê sem problemas.



[]'s

 

2016-09-12 21:16 GMT-03:00 Leonard Assis via R-br  >:

Car, tentei fazer isto uma vez e deu tanto trabalho que desisti. Não compensava

 

Em 12 de set de 2016 14:11, "Rodrigo Coster via R-br"  > escreveu:

Boa tarde,

Alguém teria uma lista relacionando os códigos de cidade IBGE e TSE? Por 
exemplo, enquanto para o IBGE (e a maioria dos outros órgãos), Porto Alegre / 
RS tem o código 431490-2, enquanto para o TSE o código é 88013. Há um tempo 
atrás eu fiz essa relação através do nome das cidades, mas havia diferença na 
grafia de algumas cidades.



[]'s

 

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br  
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br  
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.

 

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forne�a c�digo 
m�nimo reproduz�vel.

[R-br] RES: OFF TOPIC - Banco de dados

2016-08-17 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
André, eu sei que o CEPEA/USP disponibiliza séries temporais com a cotação de 
diversos produtos agrícolas. Área plantada eu desconheço algum órgão que possa 
ter isso. Uma tentativa seria ministério da Agricultura ou censo agropecuário 
do ibge

 

De: R-br [mailto:r-br-boun...@listas.c3sl.ufpr.br] Em nome de Andre Oliveira 
via R-br
Enviada em: quarta-feira, 17 de agosto de 2016 00:21
Para: a lista Brasileira oficial de discussão do programa R. 

Assunto: [R-br] OFF TOPIC - Banco de dados

 

Boa noite,

tenho um projeto com aluno de ensino médio sobre produzir interface em shiny 
para visualizar dados. É uma feira onde o tema  é alimentação e  pensei em 
explorar banco de dados de produção de milho, soja ou outro produtos por 
hectare ao longo de anos no Brasil, via shiny. Alguém saberia dizer onde posso 
encontrar banco de dados disponíveis com varias culturas e vários anos? Este 
aluno é do técnico em informática e vem trabalhando com estatística onde há uma 
integração entre as áreas.  



obrigado



 

André Oliveira Souza. Graduação em Matemática, mestrado em estatística 
aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo. 
 IFES

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forne�a c�digo 
m�nimo reproduz�vel.

[R-br] RES: Markdown

2016-08-09 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
André, 

 

Pela mensagem, é erro do pandoc, não do R. Ele não está achando onde o markdown 
gerou a figura. Pode ser problema de configuração de seu PATH ou até um erro do 
R que passou batido (Acho difícil ser isto, pois, segundo você, o html é 
gerado).

 

Eu, particularmente, instalei o pandoc direto, não utilizo o do R

 

Leonard

 

 

De: Andre Oliveira [mailto:andreolso...@yahoo.com.br] 
Enviada em: terça-feira, 9 de agosto de 2016 16:33
Para: Leonard Assis 
Assunto: Re: [R-br] Markdown

 

Este é o erro 

 

output file: análise.knit.md


! Package pdftex.def Error: File `an�lise_files/figure-latex/unnamed-chunk-17-1
.pdf' not found.

See the pdftex.def package documentation for explanation.
Type  H   for immediate help.
 ...  
  
l.767 ...iles/figure-latex/unnamed-chunk-17-1.pdf}

pandoc: Error producing PDF from TeX source
Erro: pandoc document conversion failed with error 43
Execução interrompida

 

André Oliveira Souza. Graduação em Matemática, mestrado em estatística 
aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo. 
 IFES

 

Em Terça-feira, 9 de Agosto de 2016 14:10, Leonard Assis 
 > escreveu:

 

Eu tive um.problema deste uma vez. Era problema do pacote, que não era muito 
compatível com o markdown. Agora não lembro ao certo qual figura era, suponho 
que seja alguma representação de rede neural.

Leonard

 

Em 9 de ago de 2016 14:06, "Andre Oliveira via R-br"  > escreveu:

Boa tarde, deu tudo certo. Obrigado pela dicas! 

Ao rodar para gerar o HTML está tudo certo,  mas para rodar para obter o  .pdf 
não insere as figuras! Alguma dica de como contornar este ponto? 

obg

 

 

Estrutura ...

 

---
title: "Material R"
author: "André Oliveira Souza"
date: "3 de maio de 2016"
output: pdf_document
number_sections: yes
---

 

 

```{r,fig=T}
Dados<-scale(dad)
hc<-hclust(dist(dad),method=" ward.D")
par(las=2) # Gira título do eixo 
plot(as.dendrogram(hc),horiz = F,main = "Agrupamentos dos Tratamentos") 
abline(h=6,lty=3, col="red")
```

 

André Oliveira Souza. Graduação em Matemática, mestrado em estatística 
aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo. 
 IFES

 

Em Domingo, 7 de Agosto de 2016 20:36, Andre Oliveira via R-br 
 > escreveu:

 

obrigado! 

 

André Oliveira Souza. Graduação em Matemática, mestrado em estatística 
aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo. 
 IFES

 

Em Domingo, 7 de Agosto de 2016 13:36, Marcos Silva via R-br 
 > escreveu:

 

Tente
supressMessages()

 

Em 7 de ago de 2016 11:21 AM, "Felipe via R-br"  > escreveu:

Tentou assim:

```{r,message=FALSE}

require(gdata)
```

 

 

Em 07-08-2016 11:04, Andre Oliveira via R-br escreveu:

 

boa dia,
como esconder estes avisos no R Markdown? Já pesquisei e não consegui resolver, 
quando carrego a gdata,  ficam estes estes avisos no texto.  Minhas 
configurações no documento são: 

 

```{r,include=F}
# Configuração global 
require(knitr)
opts_chunk$set(echo = F,comment="",message=" ")
```

```{r}

require(gdata, quietly = TRUE)
gdata: read.xls support for 'XLS' (Excel 97-2004) files ENABLED.
gdata: read.xls support for 'XLSX' (Excel 2007+) files ENABLED.
Attaching package: ‘gdata’
The following object is masked from ‘package:stats’:
nobs
The following object is masked from ‘package:utils’:
object.size
The following object is masked from ‘package:base’:
startsWith

```

 

 

Obrigado!

 

André Oliveira Souza. Graduação em Matemática, mestrado em estatística 
aplicada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo. 
 IFES





__ _
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br  
https://listas.inf.ufpr.br/ cgi-bin/mailman/listinfo/r-br 
 
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br- guia 
 ) e forne�a c�digo m�nimo reproduz�vel.

 

-- 
Atenciosamente
Felipe E. Barletta Mendes
Estatístico(UFPR) - Conre3 9766-A
Mestrando em Bioestatística(UEM)
+55 (41)-92077191
+55 (41)-33287216


__ _
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br  
https://listas.inf.ufpr.br/ cgi-bin/mailman/listinfo/r-br 
 
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br- guia 
 ) e forneça código mínimo reproduzível.

 

__ _

[R-br] RES: Matriz distâncias rodoviárias

2016-08-09 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
Dando meus pitacos

 

Por que não usar o Google para obter as coordenadas dos municípios de interesse 
e, após isto, com uma conta simples, calcular as distâncias?

 

De: R-br [mailto:r-br-boun...@listas.c3sl.ufpr.br] Em nome de Cesar Rabak via 
R-br
Enviada em: terça-feira, 9 de agosto de 2016 15:25
Para: Raphael Saldanha ; a lista Brasileira oficial de 
discussão do programa R. 
Assunto: Re: [R-br] Matriz distâncias rodoviárias

 

Rafael,

 

Esse problema (de obter alguma base de dados com as distâncias "rodoviárias") é 
recorrente em vários fora, geralmente de programação ou ligados a otimização, 
etc.

 

O busilis está em obter esses dados já em uma base, pois hodiernamente todo 
mundo que "disponibiliza" essa informa (leia-se coloca uma paginazinha web que 
usa API do Google para obter a informação e apresentá-la em um "canvas"), de 
propósito, para obter a receita devida aos cliques do seu site e/ou obrigá-lo a 
ver a propagando do "patrocinador", exige que se faça a obtenção da informação 
distância a distância.

 

Parece-me que esses dados podem ser adquiridos, além de uma consulta ao IBGE e 
Min dos transportes, eu pensaria na ABCR http://www.abcr.org.br/.

 

HTH

--

Cesar Rabak

 

 

2016-08-09 13:48 GMT-03:00 Raphael Saldanha via R-br  >:

Prezados,

Para estimar um determinado modelo, estou precisando de uma matriz de 
distâncias rodoviárias entre os municípios brasileiros.

Uma postagem 

  de 2011 tratou deste assunto, mas gostaria de saber se houve algum avanço na 
área.



Att,

Raphael Saldanha

UFJF


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br  
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.

 

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forne�a c�digo 
m�nimo reproduz�vel.

[R-br] RES: [Dúvida] Microsoft R Open

2016-08-02 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis via R-br
Ultimamente eu uso mais maquinas rodando Windows (Sim, podem me xingar). Para o 
que uso em 90% das vezes, tanto faz ser o R seco ou alguma distribuição tunada, 
pois raramente lido atualmente com grande volume de dados ou algum método 
computacionalmente intensivo que venha a fazer “aquela” diferença.

 

Para os casos restamtes (10% do que eu uso), eu opto por rodar na nuvem com 
alguma solução previamente disponível, seja na AWS ou na azure. 

 

De: R-br [mailto:r-br-boun...@listas.c3sl.ufpr.br] Em nome de Pedro Rafael via 
R-br
Enviada em: terça-feira, 2 de agosto de 2016 15:19
Para: r-br@listas.c3sl.ufpr.br
Assunto: [R-br] [Dúvida] Microsoft R Open

 

Olá pessoal, como vão?

Atualmente venho pesquisando sobre alguns projetos interessantes que visam 
melhorar a linguagem R no tocante ao desempenho e proporcionando algumas 
vantagens. Li sobre a existências de alguns projetos como o Microsoft R Open 
antigo REvolution. Ainda não tive tempo de fazer alguns benchmarks com alguns 
códigos que tenho comparando com a versão de R distribuída no site do CRAN. 

Alguém aqui já fez alguns comparativos e poderia me informar as suas 
percepções? As melhorias se refere apenas ao uso de bibliotecas como MKL em 
substituição da BLAS e LAPACK? O que eu quero perguntar é se há uma melhoria 
propriamente dita na linguagem R e se esse projeto tem como propósito melhorar 
e/ou reformular a linguagem ou se esses projetos apresentam apenas melhorias 
para programação em ambientes multicores com uso de OpenMPI ou mesmo OpenMP?

Obrigado desde já,

Pedro Rafael.

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forne�a c�digo 
m�nimo reproduz�vel.

[R-br] Poisson truncada

2016-03-14 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis
Alguém sabe se já existe gerador de Poisson truncada no R?

 

Preciso gerar uns números aleatórios segundo uma Poisson, mas não posso ter
um número maior que X. Acredito que seja o caso de uma Poisson truncada.

 

Leonard

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forne�a c�digo 
m�nimo reproduz�vel.

Re: [R-br] Zelig vs RevolutionR

2012-11-16 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis

Versão Enterprise 6.1 (Baseada no R 2.14.2)

[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

Em 16/11/2012 11:02, Gilbert Queiroz escreveu:

RevolutionR?


*De:* Leonard Mendonça de Assis assis.leon...@gmail.com
*Para:* r-br@listas.c3sl.ufpr.br
*Enviadas:* Sexta-feira, 16 de Novembro de 2012 10:10
*Assunto:* [R-br] Zelig vs RevolutionR

Alguém já instalou a biblioteca Zelig no RevolutionR?

Instalei o revolutionR acadêmico em uma vm windows e quando fui 
instalar o Zelig, deu um erro estranho na ide (que nada mais é que o 
visual studio 2008) e forçou a saída.


Existe problema de incompatibilidade entre Zelig e o Revolution R?

-- []s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br mailto:R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça 
código mínimo reproduzível.





___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.

Re: [R-br] [Dúvida] Criando pacotes para o R.

2012-11-16 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis
na minha vm windows, eu instalei primeiro o miktex, depois instalei o 
rtools. Deve ser alguma loucura do windows (Path faltando, por exemplo)


[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

Em 16/11/2012 13:11, tiago souza marçal escreveu:
O Rtools eu tenho o problema e quando eu peço para gerar o PDF ( R CMD 
Rd2pdf ) ele me retorna uma mensagem de erro falando do MikTex 1.9, 
entretanto, eu estou utilizando o MikTex 2.9.


Att.

Tiago.


Date: Thu, 15 Nov 2012 20:33:21 -0200
From: assis.leon...@gmail.com
To: r-br@listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] [Dúvida] Criando pacotes para o R.

RTools, errei o nome

voce acha no CRAN
[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis
Em 15/11/2012 09:42, tiago souza marçal escreveu:

Leonard onde eu consigo baixar esse rutil?

Att.

Tiago.


Date: Thu, 15 Nov 2012 09:28:46 -0200
From: assis.leon...@gmail.com mailto:assis.leon...@gmail.com
To: r-br@listas.c3sl.ufpr.br mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] [Dúvida] Criando pacotes para o R.

No Windows tem que instalar o rutil recomendado para a versão do R
que estamos usando.

Tenho uma VM windows 64 bits comigo e todos os problemas que
encontrei quando fuçei com pacotes foram referentes ao R não
localizar todos os 'bichinhos' do Rutil os quais precisava.

[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

Em 15/11/2012 08:06, tiago souza marçal escreveu:

Estou com um problema parecido com o seu, porém, no Windows .
No meu caso o check do PDF está ok mas quando eu peço para ele
ser gerado (R CMD Rd2pdf) uma mensagem de erro e retornada
informando uma versão antiga do MikTex que eu não estou usando.

Mas no seu caso você observou mensagem de erro no processo de
instalação do pacote (R CMD INSTALL) ? Caso isso tenha
ocorrido este pode ter sido o problema, em função de algum
erro na edição do arquivo.Rd. Observe que foi retornado pra
você um WARNING no check dos arquivos.Rd com algumas mensagens
de erro.

Espero ter te ajudado.

Att.

Tiago.


Date: Wed, 14 Nov 2012 23:27:37 -0300
From: pedro.rafael.mari...@gmail.com
mailto:pedro.rafael.mari...@gmail.com
To: r-br@listas.c3sl.ufpr.br mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] [Dúvida] Criando pacotes para o R.

Pessoal estou estudando como criar pacotes no R e tive o
seguinte erro na hora de dar o check. Consigo gerar o arquivo
tar.gz mas o pdf da documentação não é criado. Alguém saberia
me informar onde estaria o erro?

OBS: Estou em uma máquina Linux.

* using log directory
'/home/pedro/Documentos/Gama_Log_Logistica/FUNCAO_CODIGO/PRDM.Rcheck'
* using R version 2.15.1 (2012-06-22)
* using platform: x86_64-pc-linux-gnu (64-bit)
* using session charset: UTF-8
* checking for file 'PRDM/DESCRIPTION' ... OK
* checking extension type ... Package
* this is package 'PRDM' version '1.0'
* checking package namespace information ... OK
* checking package dependencies ... OK
* checking if this is a source package ... OK
* checking if there is a namespace ... OK
* checking for executable files ... OK
* checking whether package 'PRDM' can be installed ... OK
* checking installed package size ... OK
* checking package directory ... OK
* checking for portable file names ... OK
* checking for sufficient/correct file permissions ... OK
* checking DESCRIPTION meta-information ... OK
* checking top-level files ... OK
* checking index information ... OK
* checking package subdirectories ... OK
* checking R files for non-ASCII characters ... OK
* checking R files for syntax errors ... OK
* checking whether the package can be loaded ... OK
* checking whether the package can be loaded with stated
dependencies ... OK
* checking whether the package can be unloaded cleanly ... OK
* checking whether the namespace can be loaded with stated
dependencies ... OK
* checking whether the namespace can be unloaded cleanly ... OK
* checking for unstated dependencies in R code ... OK
* checking S3 generic/method consistency ... OK
* checking replacement functions ... OK
* checking foreign function calls ... OK
* checking R code for possible problems ... OK
* checking Rd files ... WARNING
prepare_Rd: PRDM-package.Rd:30: All text must be in a section
prepare_Rd: PRDM-package.Rd:31: All text must be in a section
  

Re: [R-br] [Dúvida] Criando pacotes para o R.

2012-11-15 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis

RTools, errei o nome

voce acha no CRAN

[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

Em 15/11/2012 09:42, tiago souza marçal escreveu:

Leonard onde eu consigo baixar esse rutil?

Att.

Tiago.


Date: Thu, 15 Nov 2012 09:28:46 -0200
From: assis.leon...@gmail.com
To: r-br@listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] [Dúvida] Criando pacotes para o R.

No Windows tem que instalar o rutil recomendado para a versão do R que 
estamos usando.


Tenho uma VM windows 64 bits comigo e todos os problemas que encontrei 
quando fuçei com pacotes foram referentes ao R não localizar todos os 
'bichinhos' do Rutil os quais precisava.

[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis
Em 15/11/2012 08:06, tiago souza marçal escreveu:

Estou com um problema parecido com o seu, porém, no Windows . No
meu caso o check do PDF está ok mas quando eu peço para ele ser
gerado (R CMD Rd2pdf) uma mensagem de erro e retornada informando
uma versão antiga do MikTex que eu não estou usando.

Mas no seu caso você observou mensagem de erro no processo de
instalação do pacote (R CMD INSTALL) ? Caso isso tenha ocorrido
este pode ter sido o problema, em função de algum erro na edição
do arquivo.Rd. Observe que foi retornado pra você um WARNING no
check dos arquivos.Rd com algumas mensagens de erro.

Espero ter te ajudado.

Att.

Tiago.


Date: Wed, 14 Nov 2012 23:27:37 -0300
From: pedro.rafael.mari...@gmail.com
mailto:pedro.rafael.mari...@gmail.com
To: r-br@listas.c3sl.ufpr.br mailto:r-br@listas.c3sl.ufpr.br
Subject: Re: [R-br] [Dúvida] Criando pacotes para o R.

Pessoal estou estudando como criar pacotes no R e tive o seguinte
erro na hora de dar o check. Consigo gerar o arquivo tar.gz mas o
pdf da documentação não é criado. Alguém saberia me informar onde
estaria o erro?

OBS: Estou em uma máquina Linux.

* using log directory
'/home/pedro/Documentos/Gama_Log_Logistica/FUNCAO_CODIGO/PRDM.Rcheck'
* using R version 2.15.1 (2012-06-22)
* using platform: x86_64-pc-linux-gnu (64-bit)
* using session charset: UTF-8
* checking for file 'PRDM/DESCRIPTION' ... OK
* checking extension type ... Package
* this is package 'PRDM' version '1.0'
* checking package namespace information ... OK
* checking package dependencies ... OK
* checking if this is a source package ... OK
* checking if there is a namespace ... OK
* checking for executable files ... OK
* checking whether package 'PRDM' can be installed ... OK
* checking installed package size ... OK
* checking package directory ... OK
* checking for portable file names ... OK
* checking for sufficient/correct file permissions ... OK
* checking DESCRIPTION meta-information ... OK
* checking top-level files ... OK
* checking index information ... OK
* checking package subdirectories ... OK
* checking R files for non-ASCII characters ... OK
* checking R files for syntax errors ... OK
* checking whether the package can be loaded ... OK
* checking whether the package can be loaded with stated
dependencies ... OK
* checking whether the package can be unloaded cleanly ... OK
* checking whether the namespace can be loaded with stated
dependencies ... OK
* checking whether the namespace can be unloaded cleanly ... OK
* checking for unstated dependencies in R code ... OK
* checking S3 generic/method consistency ... OK
* checking replacement functions ... OK
* checking foreign function calls ... OK
* checking R code for possible problems ... OK
* checking Rd files ... WARNING
prepare_Rd: PRDM-package.Rd:30: All text must be in a section
prepare_Rd: PRDM-package.Rd:31: All text must be in a section
prepare_Rd: prdm.Rd:36-42: Dropping empty section \value
* checking Rd metadata ... OK
* checking Rd cross-references ... OK
* checking for missing documentation entries ... OK
* checking for code/documentation mismatches ... OK
* checking Rd \usage sections ... OK
* checking Rd contents ... OK
* checking for unstated dependencies in examples ... OK
* checking examples ... OK
* checking PDF version of manual ... ERROR
Rd conversion errors:
Warning: unknown option '-'
Warning in file(con, r) :
  cannot open file '/home/pedro/Documentos/MESTRADO': No such file
or directory
Error in file(con, r) : cannot open the connection


[   ],
Pedro Rafael Diniz Marinho.


Em 14 de novembro de 2012 20:43, Pedro Rafael
pedro.rafael.mari...@gmail.com
mailto:pedro.rafael.mari...@gmail.com escreveu:

Grande Paulo Justiniano, como vai? Muito obrigado pelas suas
informações. Uso o Linux faz uns 6 anos mas nunca contribui ou
publiquei meus códigos. 

Re: [R-br] dúvida para trabalhar com arquivo importado

2012-11-08 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis

Matheus,

sem um dump deste seu suposto X, nem um CMR, fica difícil saber o que 
está acontecendo


[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

Em 08/11/2012 03:54, Matheus Monteiro escreveu:

é o seguinte:
estou trabalhando com a distribuição t
quero estimar um conjunto de dados
eu chamando esse conjunto de dados de x
fazendo y - c(...) tá ok
por ex:
y=c(49,-67,8,16,6,23,28,41,14,29,56,24,75,60,-48)
fitdistr (y, t)

mas se meus dados importados de um arquivo txt (vamos chamar de X)
eu leio os dados, aparece tudo certinho
porém a estimação não acontece


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.

Re: [R-br] Regressão logistica (conceito)

2012-11-08 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis

Estou até agora tentando entender porque você precisa balancear.
Já mexi com isso e nunca precisei fazer tal manobra

[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

Em 08/11/2012 17:15, Fernando Colugnati escreveu:
Na verdade eu não conheço muito sobre métodos de classificação, mas 
para utilização dos modelos logísticos não há qualquer suposição deste 
tipo...

Abs


Em 7 de novembro de 2012 00:22, Vinicius Brito Rocha 
viniciusbri...@gmail.com mailto:viniciusbri...@gmail.com escreveu:


Fernando,

sim. o modelo é para classificação.

O problema é que minhas classes são extremamente desbalanceadas.

Até onde sei recomenda-se ter classes balanceadas. E esse é
exatamente o que estou trazendo a discussão.

Você discorda disso?

Abs.

Vinicius Brito Rocha

Em 6 de novembro de 2012 22:58, Fernando Colugnati
fcolugn...@gmail.com mailto:fcolugn...@gmail.com escreveu:

Desde quando vc precisa ter 50% de 1 e 50% de zeros para fazer
uma regressão logística? Não entendi bem seu problema! Vc fala
em treinamento...este modelo será para classificação?



Em 6 de novembro de 2012 23:37, viniciusbritor
viniciusbri...@gmail.com mailto:viniciusbri...@gmail.com
escreveu:

amostrar com reposição toda a informação da classe alvo  ,
Y=1 para que tenha o mesmo tamanho da classe Y=0.
apenas na amostra de treinamento


Enviado por Samsung Mobile

Leonard Mendonça de Assis assis.leon...@gmail.com
mailto:assis.leon...@gmail.com escreveu:

Vinícius

o que você está chamando de reamostragem?

[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

Em 06/11/2012 19:14, Vinicius Brito Rocha escreveu:

Pessoal,

preciso tirar uma dúvida a respeito de regressão logistica.

Tenho uma conjunto de dados, onde existe um grande
desbalanceamento nas classes da variável resposta (meu
evento Y=1 a ser modelado, possui poucas observações)

O que fiz foi:

separei 70% dos dados para amostra treino e 30% para teste.

na amostra treino (70%):

  * utilizei uma re-amostragem, apenas na classe do
evento (Y=1) e fiz com que as linhas desta  classe
fossem re-amostradas até que a classe com resposta
Y=1 possui-se a mesma quantidade de linhas da classe
(Y=0)
  * Com minha base de amostra treino balanceada ajustei
um modelo de regressão logistica


na amostra teste(30%):

  * calculei minhas probabilidades de respostas a partir
das variáveis independentes da amostra teste.
  * arbitrei um ponto de classificação de P_CHAP= 0,7
para classificar meu evento como classe (Y_CHAP=1) e
 P_CHAP0,7 classificar meu evento como Y_CHAP=0
  * Construi uma tabela de confusão comparando os
resultados Y_CHAP e Y para comparar minha
Sensitividade e 1-Especificidade.

Dúvidas:

A questão é que meus resultados estão muito ruins.
Acredito que é a estrutura de dados.

  * Estou sendo questionado a respeito da técnica de
re-amostragem na amostra treino para equilibrar as
classes. Pois o demandante acredita que é necessário
algum tipo de correção do modelo(feito a
re-amostragem no ajuste da amostra treino) ao
aplica-lo no  conjunto teste, que não sofreu nenhuma
alteração.


Alguém tem algum material que justifique o uso de
re-amostragem nos dados da amostra treino?

Abs.
-- 
/Vinicius Brito Rocha./

/Estatístico e Atuário (IM / UFRJ)//
Mestre em Pesquisa Operacional (COPPE / UFRJ)/

www.aplicademic.blogspot.com
http://www.aplicademic.blogspot.com
http://twitter.com/viniciusbritor

Não se preocupe muito com as suas dificuldades em
Matemática, posso assegurar-lhe que as minhas são ainda
maiores. - Albert Einstein.




___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br  mailto:R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e 
forneça código mínimo reproduzível.



___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br mailto:R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia

Re: [R-br] erro em OpenStreetMap

2012-11-08 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis

require(OpenStreetMap)

Loading required package: OpenStreetMap
Loading required package: rJava
Loading required package: sp
Loading required package: maptools
Loading required package: foreign
Loading required package: lattice
Checking rgeos availability: TRUE
Loading required package: raster
raster 2.0-21 (4-October-2012)


Verifique se você tem o java x64 em sua máquina

[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

Em 08/11/2012 20:16, D'Apolito escreveu:

Olá, alguém poderia me ajudar com esse erro?

Windows, R versão 2.15.2, 64-bit


 library(OpenStreetMap)
Carregando pacotes exigidos: rJava
*Error *in get(Info[i, 1], envir = env) :
  internal error -3 in R_decompress1
*Erro*: package 'rJava' could not be loaded


obrigado
Carlos


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.

Re: [R-br] Consistência de um estimador...

2012-11-07 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis

André

basta seguir a definição (N - Inf)

faça geração de amostras de diversos tamanhos (N crescendo)
calcule o valor do parâmetro que você deseja em cada N)
faça um gráfico onde :
1. Y é o valor do estimador.
2. X é o tamanho da amostra
3. trace uma linha pontilhada no valor real do parâmetro

está pronto o que você quer

[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

Em 06/11/2012 20:42, andrebvs escreveu:

Olá pessoal!
Como ilustrar graficamente no R a consistênia de um estimador qualquer?
Lembrando que:
Uma seqüência {Tn} de estimadores de um prâmetro ? é consistente se,
para todo ?  0
*lim Pr {|Tn - ?|  ?} = 0*
* n??*
Uma maneira alternativa de verificar se uma seqüência de estimadores é 
consistente

é dada a seguir.
*Teorema 1.1* Uma seqüência {Tn} de estimadores de um prâmetro ? é 
consistente se

*   lim E(Tn) = ?*
*   n??*

*   lim Var(Tn) = 0*
*n??*
desde já agradeço!
/Att./
/André/


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.

Re: [R-br] Regressão logistica (conceito)

2012-11-06 Por tôpico Leonard Mendonça de Assis

Vinícius

o que você está chamando de reamostragem?

[]s
Leonard de Assis
http://about.me/ldeassis

Em 06/11/2012 19:14, Vinicius Brito Rocha escreveu:

Pessoal,

preciso tirar uma dúvida a respeito de regressão logistica.

Tenho uma conjunto de dados, onde existe um grande desbalanceamento 
nas classes da variável resposta (meu evento Y=1 a ser modelado, 
possui poucas observações)


O que fiz foi:

separei 70% dos dados para amostra treino e 30% para teste.

na amostra treino (70%):

  * utilizei uma re-amostragem, apenas na classe do evento (Y=1) e fiz
com que as linhas desta  classe fossem re-amostradas até que a
classe com resposta Y=1 possui-se a mesma quantidade de linhas da
classe (Y=0)
  * Com minha base de amostra treino balanceada ajustei um modelo de
regressão logistica


na amostra teste(30%):

  * calculei minhas probabilidades de respostas a partir das variáveis
independentes da amostra teste.
  * arbitrei um ponto de classificação de P_CHAP= 0,7 para
classificar meu evento como classe (Y_CHAP=1) e  P_CHAP0,7
classificar meu evento como Y_CHAP=0
  * Construi uma tabela de confusão comparando os resultados Y_CHAP e
Y para comparar minha Sensitividade e 1-Especificidade.

Dúvidas:

A questão é que meus resultados estão muito ruins. Acredito que é a 
estrutura de dados.


  * Estou sendo questionado a respeito da técnica de re-amostragem na
amostra treino para equilibrar as classes. Pois o demandante
acredita que é necessário algum tipo de correção do modelo(feito a
re-amostragem no ajuste da amostra treino) ao aplica-lo no
 conjunto teste, que não sofreu nenhuma alteração.


Alguém tem algum material que justifique o uso de re-amostragem nos 
dados da amostra treino?


Abs.
--
/Vinicius Brito Rocha./
/Estatístico e Atuário (IM / UFRJ)//
Mestre em Pesquisa Operacional (COPPE / UFRJ)/

www.aplicademic.blogspot.com http://www.aplicademic.blogspot.com
http://twitter.com/viniciusbritor

Não se preocupe muito com as suas dificuldades em Matemática, posso 
assegurar-lhe que as minhas são ainda maiores. - Albert Einstein.





___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.


___
R-br mailing list
R-br@listas.c3sl.ufpr.br
https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código 
mínimo reproduzível.