Bom, ficou bacana.
Usei a função agentcallbacklogin, conforme dialplan abaixo:

exten => *02,1,Verbose(2,Logging in agent)
exten => *02,n,Playback(silence/1)
exten => *02,n,AgentCallbackLogin(,,${CUT(CUT(CHANNEL,/,2),-,1)}@liberados)
exten => *02,n,Hangup()

exten => _*03XXXX,1,System(asterisk -rx "agent logoff Agent/${EXTEN:3}")
exten => _*03XXXX,2,Playback(agent-loggedoff)
exten => _*03XXXX,3,Hangup()

Ou seja, o agente tecla *02 e informa o id e senha criado dentro de agents.conf e logo após fica logado.

*03+id p/ se deslogar.

Está funcionando mto bem, porém c/ 8 agents em uma única DAC.
Estou vendo o software da VMF, p/ monitoria, aguardando apenas o cliente efetuar a compra.

Outro fator importante, é que estou vendo como usar o queueaddmender de forma dinâmica, pois assim a prática função agentcallbacklogin foi descontinuada na séria 1.6.x adiante.
Abs...