*Menina!
Arrasou!
Amanhã vou experimentar a receita...
Clotilde

*
Ørf escreveu:


  Risoto de camarão com pitadas mineiras

Emanuel AmaralCHEF - A assistente social Ceiça acredita que cozinhar é essencial
/18/07/2008 - Tribuna do Norte /


A assistente social Ceiça Lima é potiguar e morou em Minas Gerais, quando casou. Na terra de Carlos Drummond e de Milton Nascimento, desenvolveu o gosto pela culinária e sempre fez questão de alimentar bem suas duas filhas, Clara e Sara, hoje adultas, e também a netinha Raquel, o doce de sua vida.

Cozinhar é algo essencial e reflete seu estado de espírito, embora atualmente ela se confesse um pouco preguiçosa. Vai à cozinha apenas uma vez ou outra e está em uma fase mais regional, preferindo pratos à base de feijão verde, arroz de leite e paçoca de carne de sol. "Também gosto de fazer galinha caipira, e garanto que fica ótima", orgulha-se. A "cozinheira" gosta de conhecer outras culturas e a culinária internacional é sempre objeto de pesquisa em suas viagens. Pouco tempo atrás, ela conheceu um marroquino que lhe ensinou a fazer um cuscuz "escandaloso".

Ceiça trabalha no Hospital dos Pescadores, nas Rocas, e já atuou em Natal com produtora cultural. Em 2000, produziu um grupo de artistas potiguares que viajou para Viena/Áustria, para realizar o evento "A arte da esquina do Brasil", intermediado pela performer Civone Medeiros, que à época morava na Europa.

Hoje Ceiça se dedica ao trabalho no hospital e gosta de sair para ver os amigos, tomar um chope e apreciar boa música e gastronomia. Para o FIM DE SEMANA, ela relembra uma fase muito interessante em sua vida, quando descobriu os risotos, e traz à tona uma sugestão deliciosa, com camarões e rúcula. O prato é úmido e suculento como um bom risoto, completo como refeição única e inesquecível como toda boa comida. "Basta uma saladinha crua e nada mais", sugere.
*Receita / Risoto de camarão*
1 xícara de arroz arbório;
1 taça de vinho branco;
1 porção de rúcula;
Cerca de 20 camarões médios, descascados e sem cabeça;
Tomate seco cortado em tirinhas (umas cinco rodelas, ou mais se preferir);
Azeite;
Alho ou cebola cortada bem fininha, para refogar;
1 colher (sopa) de manteiga para finalizar.


Modo de fazer:
Frite o alho ou a cebola em um fio de azeite. Acrescente o arroz e mexa um pouquinho, depois coloque o vinho branco (que é para dar a liga do risoto). Por fim, acrescente duas xícaras de água quente. Deixe cozinhar. Enquanto isso, refogue a rúcula ligeiramente. Em separado, refogue também o camarão. Quando o arroz estiver cozido, mas ainda úmido, jogue o camarão, a rúcula e os tomates secos. Coloque uma colher de manteiga e mexa rapidamente. A "chef" ensina que deve-se dar uma balançada na panela, para o arroz fazer um movimento como uma onda, depois abafar a panela por uns minutinhos antes de servir, o que deve ser feito em seguida.



*Compartilhe:* Del.icio.us <http://del.icio.us/post?title=Risoto%20de%20camar%C3%A3o%20com%20pitadas%20mineiras%20-%20Tribuna%20do%20Norte&url=http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=81510> Digg <http://digg.com/submit?phase=2&url=http://tribunadonorte.com.br/noticia.php?id=81510> O que é isso?

*Notícia Compartilhada*
Estes links são para serviços externos ao site Tribuna do Norte que oferecem diversas formas de guardar, compartilhar e recomendar a outras pessoas os conteúdos do site Tribuna do Norte (sejam textos ou fotos). São gratuitos, mas exigem que você se cadastre para usá-los.


No virus found in this incoming message.
Checked by AVG - http://www.avg.com Version: 8.0.138 / Virus Database: 270.5.1/1560 - Release Date: 18/7/2008 06:47

Responder a