Ai man,

segue aqui o meu código de como eu utilizo ele
observe que você tem que usar o "decode" na instância do componente.

<?php
        class UsersController extends AppController
        {
                var $name = 'Users';
                var $uses = array("Usuario");
                var $components = array("Password");

                function lougout(){
                        $this->Session->del("Usuario");
                        $this->redirect($_SERVER["HTTP_REFERER"]);
                }

                function login(){
                        if(!empty($this->data["Usuario"]["geral"])){
                                $usuario =
Set::extract($this->Usuario->findByUsr_ds_email($this-
>data["Usuario"]["usr_ds_email"]), "Usuario");

                                if(!empty($usuario)){

if($this->data["Usuario"]["usr_ds_senha"] == $this->Password-
>decode($usuario["usr_ds_senha"])){
                                                $this->cleanUpFields();

$this->Session->write("Usuario", $usuario);

$this->Session->setFlash('Usuário logado com sucesso!');
                                        }else{
                                                $this->Session->setFlash('Dados
inválidos!');
                                        }
[...]