Você que pensa, cara eu estou mechendo nisso desde ontém já tentei
burlar este problema de diversas formas, mas, o cake insiste em me
desafiar (pior que ele está ganhando <_<).

Já tentei fazer um loop e adicionar em baixo o $this->MODEL->create()
que tem mais ou menos a mesma funcionalidade do $this->MODEL->id =
null, o meu problema é quase o mesmo...

Quando eu adiciono um registro o cake entende que é pra adicionar dois
registros, ou seja se eu informo um array ele adiciona dois registros
e assim vai sempre o dobro.

Fiz um teste usando até mysql_query() assim
                $insert = "INSERT INTO `questions` VALUES
(NULL, 1, 1, 'Como você avalia o dominio do conteudo de seu
professor?', 0, NOW()),
(NULL, 1, 1, 'O professor disponibiliza o material de aula no
portal?', 0, NOW()),
(NULL, 1, 1, 'Quanto ao conteúdo, seu professor segue todo o plano
agendado?', 0, NOW()),
(NULL, 1, 1, 'Quem sou eu?', 0, NOW()),
(NULL, 1, 1, 'Seu professor é pontual aos horários das aulas?', 0,
NOW());";
                mysql_query( $insert )or die( mysql_error( ) );

O cake adiciona 10 registros note que eram apenas 5 inserções. O que
pode ser isso?

Falopa!