Olá, boa noite,

vamos ver se ajuda algo.r.s

estou montando um controle de cliente, onde
1 Cliente tem muitas Ocorrencias
1 Ocorrencia tem muitas Respostas
Ocorrencia pertence a Clientes.

dentro do Model ocorrencia.php, fiz o seguinte:

var $belongsTo = array(
                        'Cliente' =>
                                array('className' => 'Cliente',
                                                'foreignKey' => 'cliente_id',
                                                'conditions' => '',
                                                'fields' => '',
                                                'order' => '',
                                                'counterCache' => ''
                                ),

        );

        var $hasMany = array(
                        'Resposta' =>
                                array('className' => 'Resposta',
                                                'foreignKey' => 'ocorrencia_id',
                                                'conditions' => '',
                                                'fields' => '',
                                                'order' => '',
                                                'limit' => '',
                                                'offset' => '',
                                                'dependent' => '',
                                                'exclusive' => '',
                                                'finderQuery' => '',
                                                'counterQuery' => ''
                                ),

        );

Na parte do $hasMany, tem todos os campos que podem ser utilizados dentro do
relacionamento.

Não manjo mto de Cake, mas quem sabe isto possa lhe ajudar
Abraços e boa sorte