Provavelmente tu nao tenhas instalado um DM (Desktop Manager).

É esse programa que te autentica e permite que tu use o X como um
usuário normal.

Há vários: KDM, WDM, XDM, GDM.

Pessoaamente eu recomendo o KDM.
Mas se tu usas gnome talvez tu queiras usar o gdm.

[ ]'s

--
KDE:
'cause there's no "G" in DESKTOP.