Henrique, obrigado pela atenção!

Rapidamente, NAT e mascaramento de pacotes são coisas totalmente distintas.

Pelo que entendi o NAT é configurado por essas linhas abaixo:
# Ativa roteamento
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
na verdade intaum esse roteamento redireciona os pacotes que a interface de
rede interna do gateway recebe para a interface de rede externa do gateway.
E o gateway pega esses pacotes que estão na sua interface de rede externa e
os redireciona para o servidor solicitado (exemplo: um servidor WEB) e o
mesmo processo é feito no sentido de volta.
Isso acima é o NAT correto???

Pelo que entendi o MASQUERADE(mascaramento dos pacotes) é configurado por
essas linhas abaixo:
# mascara saida dos pacotes
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE
Se você quiser mascarar os endereços de origem você deverá usar a linha
acima que estará  mascarando o NAT que você tem em sua rede e nínguem irá
enchergar nem os endereços das estações nem o do default gateway das
estações.
Só iram enchergar o endereço da minha interface de internet a minha eth0(ip:
200...)

Uma questão conceitual do iptables.
O Iptables deve ser configurado primeiro para:
Barrar tudo e depois permitir o que vc quer ou,
Permitir o que vc quer e depois barrar tudo???
Parece-me que o Iptables e o squid tem conceitos diferentes....certo????
um bloqueio primeiro e libera depois......e o outro libera primeiro e
bloqueia depois....certo...????

Agora sobre a questão do NAT estar habilitado em minha rede pelo que entendi
do que vc me explicou é que;

A forma que eu devo utilizar do NAT é a seguinte:
1.) habilito o NAT
2.) Libero o que preciso (25 e 110)
3.) Mascaro a saida dos pacotes
4.) Bloqueio tudo

dessa forma acima só será feito o NAT dos pacotes de POP3 e 110
...certo...????

Obrigado pela ajuda e paciência.
tks ;->

Em 09/07/07, henrique <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

  --- Marcelo Castilho Manzano <[EMAIL PROTECTED]<manzano.marcelo%40gmail.com>>
escreveu:

> Gente, tenho um pouco de dificuldade pra conceituar/diferenciar NAT e
> FORWADING.
> Alguém poder nos dar uma pincelada sobre o que é cada um..
> abraço

Olá, Marcelo.

NAT - maiores informacoes:

http://www.abusar.org/nat.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/NAT

portforwarding - maiores informacoes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Port_forwarding

agora, sobre o post que vc enviou pra dup, aquilo é apenas uma regra da
cadeia forward da sua NAT. :D :D :D

naquele caso, como a sua politica de forward deve ser accept, e como eu
não vi nenhuma linha mais abaixo bloqueando os outros pacotes forwards
que não fossem dos serviços da porta 25 e da 110, nem faria diferença
tirar ou colocar aquelas duas linhas de forward que vc colocou lá.

agora, se você retirar o roteamento (uma interface de rede não
"conversa" com a outra) e se voce retirar o nat, nem adiantaria você
ter aquelas linhas de forward.

Nat é usado qdo temos um ip de saida e uma rede inteira atras dele.

É meio raro encontrar hoje em dia quem possua uma rede inteira de ips
reais. Se você tivesse uma rede toda de ips reais, não precisaria fazer
a linha de masquerade(nat), apenas a linha do "echo" para ativar o
roteamento (eu recomendaria voce usar o sysctl, por elegancia e
padronização) e as linhas do forward. Todas as requisições neste caso
iriam sair com o ip da estação e não do seu servidor. No caso da nat,
como soh existe um ip real, todas as requisicoes das estacoes sairiam
com o ip do servidor.

(logicamente que vc teria que dar uma linha negando os outros forwards,
a menos que a sua politica de forward seja DROP.)
se a sua rede necessita acessar o serviço pop3 (porta 110) e smtp(porta
25) de fora da rede e nenhum outro mais, nem proxy transparente, e nem
navegar na net se proxy, voce pode tranquilamente fazer o seguinte:

#ativa nat
MASCARAMENTO=1
#serviços para fazer nat/roteamento
SERVICOS="25 110"
#interface(s) externa(s)
IF_OUT="eth1"

if [ $MASCARAMENTO == 1 ]
sysctl -w net.ipv4.ip_forward=1
iptables -t nat -A POSTROUTING -o $IF_OUT -j MASQUERADE
fi

for servico in `echo $SERVICOS`
do
iptables -A FORWARD -p tcp --dport $servico -j ACCEPT
done

#uma das duas agora. Ou você define a politica forward como DROP,
#ou você adiciona uma regra negando todos os forwards não liberados
#explicitamente acima.

#estas duas,
iptables -A FORWARD -j LOG --log-prefix "FORWARD BARRADO "
iptables -A FORWARD -j REJECT --reject-with icmp-host-prohibited

#ou apenas esta:
iptables -P FORWARD -j DROP

Se você não tiver uma destas duas opcões, você tera o que chamamos de
"nat escancarada", onde coisas mto estranhas acontecem. rsssssss

(Se você parar para pensar bem, o squid faz nat tbm. Porque todas as
maquinas da sua rede vão acessar a net, e os pacotes vão sair marcados
como sendo do ip real do servidor. Então, a menos que você nao tenha
necessidade de outra coisa a não ser ler email via webmail e acessar
pagina da net, a gente recomenda vc não fazer nat no firewall.)

portforwarding é quando o seu servidor de email, ou o seu servidor de
paginas http, por ex(ou qualquer outra coisa) , está hospedado em uma
máquina com ip falso, e o mundo lá fora precisa acessa-la (e isto tem
que ser feito a partir de um ip real).

geralmente não vemos isso todos os dias. :D

qualquer coisa, mail-nos.

[ ]s, Henry.

http://yahoo.com.br/oqueeuganhocomisso
 __._,_.___  Mensagens neste tópico
<http://br.groups.yahoo.com/group/squid-br/message/22205;_ylc=X3oDMTM2ZGlzb2FzBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzIyOTQwODYEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTE0NzA1BG1zZ0lkAzIyMjIzBHNlYwNmdHIEc2xrA3Z0cGMEc3RpbWUDMTE4Mzk2NDgzMwR0cGNJZAMyMjIwNQ-->(
0)  Responder (através da web)
 Adicionar
um novo tópico
<http://br.groups.yahoo.com/group/squid-br/post;_ylc=X3oDMTJldjQ5dDMyBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzIyOTQwODYEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTE0NzA1BHNlYwNmdHIEc2xrA250cGMEc3RpbWUDMTE4Mzk2NDgzMw-->

 Banco
de
dados<http://br.groups.yahoo.com/group/squid-br/database;_ylc=X3oDMTJjdTRpbXJmBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzIyOTQwODYEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTE0NzA1BHNlYwNmdHIEc2xrA2RiBHN0aW1lAzExODM5NjQ4MzM->|
 Enviar mensagem: [EMAIL PROTECTED]
Assinar:  [EMAIL PROTECTED]
Cancelar assinatura:  [EMAIL PROTECTED]
Proprietário da lista:  [EMAIL PROTECTED]

  [image: Yahoo!
Alterar configurações via
web<http://br.groups.yahoo.com/group/squid-br/join;_ylc=X3oDMTJmY2hsaWZlBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzIyOTQwODYEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTE0NzA1BHNlYwNmdHIEc2xrA3N0bmdzBHN0aW1lAzExODM5NjQ4MzM->(Requer
 Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de
mensagens<[EMAIL PROTECTED]:+Lista+de+mensagens>| Alterar
formato para o tradicional<[EMAIL PROTECTED]:+Tradicional>
 Visite seu Grupo
<http://br.groups.yahoo.com/group/squid-br;_ylc=X3oDMTJkYXIyOXJoBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzIyOTQwODYEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTE0NzA1BHNlYwNmdHIEc2xrA2hwZgRzdGltZQMxMTgzOTY0ODMz>|
 Termos
de uso do Yahoo! Grupos <http://br.yahoo.com/info/utos.html> | Sair do
grupo <[EMAIL PROTECTED]>
  Atividade nos últimos dias

   -  7
   Novos
usuários<http://br.groups.yahoo.com/group/squid-br/members;_ylc=X3oDMTJmcnBlZ2U5BF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzIyOTQwODYEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTE0NzA1BHNlYwN2dGwEc2xrA3ZtYnJzBHN0aW1lAzExODM5NjQ4MzM->

 Visite seu Grupo
<http://br.groups.yahoo.com/group/squid-br;_ylc=X3oDMTJlamozZjlyBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzIyOTQwODYEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTE0NzA1BHNlYwN2dGwEc2xrA3ZnaHAEc3RpbWUDMTE4Mzk2NDgzMw-->
 Yahoo! Mail

Conecte-se ao
mundo<http://us.lrd.yahoo.com/_ylc=X3oDMTJscHIzMDVoBF9TAzk3NDkwNDM3BF9wAzEEZ3JwSWQDMjI5NDA4NgRncnBzcElkAzIxMzcxMTQ3MDUEc2VjA25jbW9kBHNsawNtYWlsBHN0aW1lAzExODM5NjQ4MzM-;_ylg=1/SIG=10ujd6ds6/**http%3A//mail.yahoo.com.br/>

Proteção anti-spam

Muito mais espaço
 Yahoo! Barra

Instale
grátis<http://us.lrd.yahoo.com/_ylc=X3oDMTJvZ2Z0bGdhBF9TAzk3NDkwNDM3BF9wAzIEZ3JwSWQDMjI5NDA4NgRncnBzcElkAzIxMzcxMTQ3MDUEc2VjA25jbW9kBHNsawN0b29sYmFyBHN0aW1lAzExODM5NjQ4MzM-;_ylg=1/SIG=111ngvtas/**http%3A//br.toolbar.yahoo.com/>

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .
 Yahoo! Grupos

Crie seu próprio
grupo<http://br.groups.yahoo.com/;_ylc=X3oDMTJvZjZvZGFuBF9TAzk3NDkwNDM3BF9wAzMEZ3JwSWQDMjI5NDA4NgRncnBzcElkAzIxMzcxMTQ3MDUEc2VjA25jbW9kBHNsawNncm91cHMyBHN0aW1lAzExODM5NjQ4MzM->

A melhor forma de comunicação

  .

--
|    Marcelo Manzano                    |

Responder a