Em 29/01/08, Ronaldo Reis Junior <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> [...]
> PDA
> é a melhor opção e não um smartphone. O objetivo é, dentre outras coisas
> tais
> como agenda, blabla, é poder utilizar para campo na coleta de dados. Sou
> biólogo e temos que fazer muitos experimentos no campo, a ideia e
> substituir
> o papel e algumas operações. Inclusive estamos trabalhando em um sistema
> livre (www.bioma.ufv.br) para gerir estes dados e minha ideia é
> desenvolver
> um módulos para o PDA que possa se comunicar com a base central e enviar

Bom aí o caso é mesmo justificavel, pois você usará o aparelho. Não sou
biólogo, mas pratiquei muito tracking! As planilhas de papel simplesmente
desmanchavam na mão do navegador, seja no sol pela ação do suor ou pela
chuva que caia sem dó. Imagino que o trabalho de campo de um biólogo seja
semelhante, o que pode fazer com que seu aparelho dure pouco!

Agora eu fiquei curioso com uma coisa pois nunca tive a oportunidade de
> pegar
> em um PDA. Os PDAs que possuem WIFI não se conectam diretamente em uma
> rede
> WIFI? Eu estou considerando que todo PDA com wifi teria a capacidade de se
> conectar a uma rede wifi e navegar normalmente.

Qualquer conexão wifi serve, mas você já viu um PDA com wifi? Eu ainda não
vi, entendendo ver como sendo estar numa prateleira a preço acessível para
eu comprar!

Outra coisa, vc diz que a HP usa sistema livres, mas me pareceu que todos os
> aparelhos da HP utilizam o Windows em sua plataforma.

Não disse que a HP usa sistemas livres, aliás ela usa é windows mesmo. Disse
que ela apoia, inclusive empregando hackers, o desenvolvimento de um sistema
operacional livre, baseado no debian, para PDAs e outros dispositivos
móveis. Você pode perfeitamente substituir o windows mobile pelo familiar
nos PDAs HP e muitos outros. Se tiver cartão de expansão ou muito espaço em
disco dá para usar gnome na boa. Fiz isso no meu 3650.

Os PDAs estão muito longe de se tornarem algo útil para a maioria. Não
conseguiram uma arquitetura que pudesse ter velocidade de processamento e ao
mesmo tempo consumir pouca energia, para que a bateria tivesse mais
autonomia. Hoje fala-se em 8 horas, mas com pouco mais de 3 meses de uso
isso já cai muito. E para trocar a bateria fica mais barato comprar outro!

Recomendo que você leia os links do handhelds.org e presquise no google
sobre o assunto, prestando atenção na arquitetura e no consumo de energia,
além da conectividade e expansão de memória física.

Uma promessa interessante foi o lançamento da DELL ano passado, mas
abandonaram o projeto.

Se me permite, não compre um PDA. Se achar que sua função de eliminar papel
no campo de trabalho vai ajudar, prefira o smartphone a1200 da motorola,
como até ja sugeriu o Still. Além dele já vir com gnu/linux, o que facilita
você desenvolver, se é que já não tem pronto, seu aplicativo de coleta de
dados, você poderá transmitir os dados via SMS para qualquer banco de dados,
ou via bluetooth!!!

Valeu