Date: Fri, 21 Oct 2011 19:37:27 -0200
From: deb...@shz.com.br
To: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Subject: Re: Redundancia WAN

    Olá,

    Pessoal, eu posso não ter entendido direito o problema, mas se
    entendi, segue a minha sugestão.

    1 - Configure o servidor de DNS nesse sevidor, faça com que ambas as
    entradas sejam capazes de acessa-lo

    2 - Configure os 2 ips (um de cada link) no registro.br como
    servidores de nome

    3 - Defina o link padrão no DNS

    4 - Crie um script que detecte quando o link principal cair, quando
    isso acontecer, altere o DNS apontando o novo ip como destino e as
    eventuais configurações dos servidores de e-mail e http (faça
    arquivos de configuração para as duas situações, quando tiver q
    alterar o script apenas baixa os serviços, copia o arquivo de
    configuração correto e upa os serviços novamente)

    5 - O script deverá monitorar constantemente o link principal e
    reverter as configurações assim que upar

    Eu tive um problema certa vez com um link da Telefônica, tive que
    ligar lá para conseguir funcionar o meu DNS reverso, faz muito tempo
    e não me lembro muito bem, mas consulte as 2 operadoras sobre
    limitações e imposições de serviços.

    Desculpe se eu falei alguma besteira, mas se eu precisasse de
    redundancia de link para um http/email server, eu tentaria assim.

    David F A B Fante