Olá,

On 21-01-2012 13:44, Eduardo Sachs wrote:
> Sinceramente, posso estar sendo um burro ou arcaico...
> Eu já mexi algumas vezes no cn=config, ele não é difícil de se entender,
> é só ler um pouquinho.

Pelo que entendi do André a questão não é dificuldade, mas ele tem a
mesma dúvida que vários outros que mexem com OpenLDAP, ele que saber
a forma correta (ou a melhor forma) de cuidar do LDAP, e isso quase
sempre é experiência e "tentativas e erros".

> Porém, eu ainda não vi benefícios ao usar o cn=config, eu ainda gosto do
> velho e bom slapd.conf.

O cn=config permite que as regras sejam aplicadas sem a necessidade
de reiniciar o slapd.  Para os mais paranoicos com disponibilidade
isso é extremamente importante, mas não só pra eles, instâncias
muito grandes se beneficiam, já que parar e iniciar o OpenLDAP com
milhões de nós pode levar um tempo considerável.

> Talvez eu não tenha visto benefícios porque as minhas bases LDAP não são
> tão grandes.
>
> Felipe, você que já trabalhou com bases enormes de LDAP, você sabe quais
> são os benefícios de usar o cn=config?

A outra parte do cn=config é a "meta-configuração", ou seja, o
próprio LDAP se gerenciando. ACLs, overlays e outros aspectos
podem se aplicar na área de cn=config, embora ela seja uma base
especial, ela não deixa de ser uma base LDAP.

Uma das principais dicas é não editar os arquivos .ldif que ele
cria no /etc, embora tentador, isso pode corromper a base com
facilidade.

De verdade, é importante aprender, mas se sua base LDAP não é
complicada e você não terá mais do que algumas centenas de
usuários, pode ser que sofra mais com o cn=config do que com o
tempo para reiniciar o OpenLDAP e aplicar uma reconfiguração.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw) <f...@funlabs.org>