Meu amigo,

Vamos lá.

Uma parte do código deve ser alterada para que possa usar os novos recursos
das cpus!
O que podes fazer é forçar o kernel dividir (fork) esse processo entre os
processadores.

Ou veja se uma thread que está engasganto o processo e criando uma fila de
processamento.

tente depurar o sistema.

Post informações de processo no processador, que assim a gente pode fazer o
fork!

abcs