Mas a questão é que se você faz uma instalação padrão marcando "Desktop" no
menu ele instala o Gnome-core que gera as dependências, que causam o
problema.

Uma vez tive esse problema, tive q colocar o Gnome numa máquina por causa
de um
sistema java que precisava ser testado, e só rodava com GUI. depois fui
fazer a desinstalação
do gnome e ele "levou junto" um monte de pacotes relacionados.

A única solução que tive, por ser uma máquina usada em pesquisas, foi pegar
a lista de pacotes
e reinstalar no braço. Não sei se existe uma forma alternativa para essa
questão de remoção
de dependências!

Leandro Henrique Stein
Analista de Informática
Claro: (41) 9935-9960
Tim: (41) 9802-9109
Skype: leandro.h.stein
Twitter: @leandrohstein

"Desculpar-se é um sinal de fraqueza. Exceto entre amigos" - Leroy Jethro
Gibbs