Não é rage não.  Eu vou mais direto que às vezes estou muito ocupado pr
ficar floreando o assunto.

Eu estou preparando uma série de artigos na Revista Espírito Livre sobre
esse tema. Claro que ainda não escrevi uma linha.

Quando falamos de software livre e Debian,  logo vêm as 4 liberdades,  o
compartilhamento de código e tudo aquilo que sabemos e praticamos por aqui.

Mas isso não é suficiente pra se ter e manter um negócio.  É preciso uma
visão mais holística da coisa.

Mas a maioria não consegue.  E é realmente difícil.  Tanto que temos um
enorme número de usuários de SL,  com 7,7k comparecendo no FISL,  vários
desenvolvedores no Brasil e até mesmo tivemos uma distro brasileira de
destaque, a conectiva. Mas temos poucas startups de sucesso com SL. A
maioria das pessoas de SL ao invés de empreender são empregados (eu
incluso).

Então quando existe um modelo de negócio com SL,  é fácil dizer que é algo
do mal. Mas e como fazer do bem?  Há outras alternativas? Eu não
considerado o modelo do Ubuntu ruim. Nem mesmo pela relação com a Amazon.
Já somos usado como gado desde que nascemos pelas TVs abertas e essa
exploração apenas migrou pra Internet.

Vou parar por aqui pra não ficar longo (e é ruim digitar no tablet)...

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro