Olá!

Amigo, sugiro que você faça uma leitura sobre as diferenças entre o Debian
Stable, Testing, Unstable e Experimental[1]. Pois vai lhe ajudar a entender
o meu texto.

Antes de começar, é necessário esclarecer um mau entendido; a priori, *os
pacotes* das versões do Ubuntu que são LTS vêm direto do Debian Testing ,
enquanto as versões normais vêm do Debian Unstable(Sid)[2]. Isso não
significa que os sistemas são iguais, a única coisa que acontece é que o
Ubuntu "puxa" os pacotes do Debian, o que acontece antes e depois disso é
uma das coisas que diferencia os sistemas.

No Ubuntu LTS, por exemplo, os pacotes vêm do Debian Testing, mas eles
ficam em estado de *freeze* pouco antes do lançamento da versão LTS (cerca
alguns meses, seguindo os critérios do Ubuntu), enquanto o Testing só
inicia o *freeze* quando falta um tempo razoável para virar Stable
(geralmente um ano antes). Durante esse período, os pacotes receberão
apenas atualizações para correção de bugs e falhas de segurança, nada de
grandes atualizações, o Debian Stable acaba sendo mais estável que o Ubuntu
LTS porque o tempo em que ele ficou *freeze* é bem maior.
Podemos dizer que os objetivos do Ubuntu LTS e do Debian Stable são o
mesmo, mas deve-se tomar muito cuidado na comparação genérica, pois a
estabilidade é diferente (OBS1).

O ciclo de vida de um pacote no Debian, de uma maneira geral, é o seguinte:
Experimental>Unstable(onde a regra geral é de que ele deve ficar aqui pelo
menos 10 dias antes de progredir)>Testing>Stable, e vale salientar que os
pacotes só progridem para Testing e Stable durante algumas janelas de tempo
(enquanto o Debian não está em *freeze*).
A janela do Testing é de mais ou menos um ano (e mais um ano de *freeze*),
enquanto o Stable não tem exatamente uma janela de tempo, a migração é
feita toda de uma vez, de Testing pra Stable.

O ponto principal que você deve perceber aqui, é de que o Debian Testing é
mais estável que as versões não-LTS do Ubuntu, pois eles ficaram pelo menos
10 dias na versão Unstable (OBS1).
Mas como eu disse, isso é uma generalização, é claro que atualizações
urgentes (correção de bugs e falhas de segurança) tem prioridades mais
altas e podem entrar instantaneamente no Testing e Stable).

O problema dessas comparações é que o Debian Testing segue um modelo *rolling
release* (enquanto não-*freeze*), então você pode acabar pegando o Testing
no final do seu ciclo (indo pra Stable) com pacotes mais antigos que algum
Ubuntu LTS recém lançado, mas de um modo geral elas são suficientemente
precisas.

E é por isso que o Testing pode ter algumas versões de programas mais
antigas, ou até mesmo não ter algum (como é o caso do bitcoin, que eu ainda
vou explicar).

Se você busca uma distro estável e com os pacotes atualizados, é óbvio que
haverá de ter perca de uma dessas qualidades, cabe a você mensurar qual é o
melhor equilíbrio. Mas eu afirmo que o Debian Testing tem o melhor que eu
já vi, pois eu posso fazer um negócio chamado *apt-pinning[3]* para
instalar pacotes do Unstable ou Experimental no meu Testing, e isso acaba
sendo extremamente útil em 2 estágios do Testing, no começo e no final, no
começo porque quando ele deixa o *freeze*, as transições de versões não são
feitas instantaneamente, então leva alguns meses até o Testing voltar a ser
bem atualizado, o Gnome 3.8, por exemplo, ainda não teve a sua migração
completa para o Testing (há muito cuidado com a estabilidade, mesmo da
Testing), assim que terminar (daqui a talvez um mês), iniciará a migração
para a versão 3.10, e o *apt-pinning* é útil no final do ciclo porque ele
está em *freeze* há tanto tempo, que alguns pacotes que você quer estão
trancados no Unstable (esperando a liberação do *freeze*), embora nesse
caso seja mais complicado de usar, por causa das dependências.

O que me leva ao assunto do pacote que você mencionou, o *bitcoin-qt*, que
não está no Testing, mas eu chequei aqui, e ele está em estado migração[4],
o que quer dizer que logo estará no Testing. Se você pretende usá-lo de
imediato, pode facilmente fazer o *apt-pinning*, e rodar um #apt-get -t
unstable install bitcoin-qt que o problema será resolvido, é isso que eu
faço para usar a última versão do Iceweasel, que ainda não teve sua
migração para o Testing completada.

Resumindo, com o Debian Testing + *apt-pinning* você não terá problemas com
pacotes desatualizados ou com a falta deles, e muito menos com
estabilidade, não estou dizendo que será 100% estável, mas se você é
acostumado com Ubuntu LTS, com certeza não achará o Debian Testing instável.

OBS.1: As partes em azul estão destacadas porque são opiniões das quais eu
reconheço que algumas pessoas discordam.
OBS.2: O Debian Experimental não costuma ser muito mencionado, porque ele
não contém uma distribuição completa, serve apenas para colocar pacotes que
não entraram no Unstable.

[1]http://www.debian.org/releases/
[2]https://wiki.ubuntu.com/LTS
[3]https://wiki.debian.org/AptPreferences